Famalicão acredita que central térmica reduzirá "acentuadamente" risco de incêndios

A nova central térmica deverá consumir 18 toneladas por hora de biomassa florestal.

Foto
As obras deverão terminar no final do ano Daniel Rocha/Arquivo

A central térmica a biomassa florestal que está a nascer em Famalicão, num investimento de 30 milhões de euros, contribuirá para "reduzir acentuadamente" o risco de incêndios florestais à volta do concelho, considerou esta sexta-feira a câmara municipal.

Em comunicado a autarquia de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, conta que o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, bem como o presidente da câmara famalicense, Paulo Cunha, visitaram quinta-feira a obra que entrará em funcionamento no início de 2017.

"Uma nova central térmica a biomassa florestal, que está a ser construída na freguesia de Fradelos, vai consumir 18 toneladas por hora de biomassa florestal que é constituída pela fracção biodegradável dos produtos gerados na floresta e pela matéria orgânica residual gerada nos processos das indústrias de transformação da madeira", indica a nota da câmara.

São 432 toneladas diárias de resíduos florestais que vão servir para produzir 14,75 megawatts de energia por hora que será debitada para a rede pública.

Em causa está um projecto da empresa Transfradelos e em Julho o responsável pelo investimento, Avelino Reis, disse à agência Lusa que, além das quase três dezenas de postos de trabalho directos que a central térmica irá gerar, é expectável que sejam criados "muitos postos de trabalho de forma indirecta".

As obras para construção de novas instalações na zona de Fradelos que acolherão as caldeiras e geradores deverão terminar no final do ano, altura em que a nova central térmica a biomassa florestal entrará num período de 60 dias de testes.

"Imaginamos que esteja a pleno valor, a 100%, em Fevereiro do próximo ano", indicou Avelino Reis, ligado há 34 anos a investimentos na área florestal e madeiras.

Mas enquanto decorre a empreitada, e de acordo com a nota camarária hoje divulgada, "a empresa já iniciou o processo de recolha de biomassa tendo já nas suas instalações perto de 40 mil toneladas de resíduos florestais à espera de serem transformados em energia".

"Trata-se de um projecto importante para o país na área das energias renováveis", refere, a propósito, Paulo Cunha destacando "o importante impacto económico e social na região", bem como "o aproveitamento dos resíduos florestais".

O autarca salientou que assim o projecto "contribuirá para uma maior limpeza das matas e para a redução do risco de incêndios florestais".

Sugerir correcção
Comentar