Vendas de carros abrandam depois da subida do imposto sobre veículos

Depois de crescerem mais de 30% em Março face ao mesmo mês de 2015, as vendas de ligeiros de passageiros desaceleraram em Abril, crescendo 6,4%.

Foto
Em Abril foram vendidos 15.984 automóveis ligeiros de passageiros Rui Gaudêncio

As vendas de automóveis nos quatro primeiros meses do ano cresceram 21,5% em relação ao mesmo período do ano passado, a serem comercializados cerca de 74.400 veículos ligeiros de passageiros novos de Janeiro a Abril, mostram dados publicados nesta terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O número de veículos comercializados abrandou nesse mês, tal como já tinha acontecido no ano passado. Mas o arrefecimento é bem mais significativo. Se em Março o número de carros comercializados disparou perto de 32% em relação ao mesmo mês do ano passado (um ano antes o crescimento homólogo era de 36%), em Abril a subida nas vendas quedou-se nos 6,4% (quando em Abril do ano passado o ritmo de crescimento homólogo se manteve acima dos 30%).

Os dados apontam para um efeito de antecipação das compras de carros antes da subida do imposto sobre veículos (ISV), que começou a ser aplicada precisamente no último dia de Março, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado (OE).

No OE, o Governo agravou o ISV, pago aquando da matriculação, com uma subida de 3% na componente do imposto relativa à cilindrada e um aumento entre 10% e 20% na componente ambiental (já para os veículos menos poluentes foi decidida uma descida do imposto, para incentivar a compra destes veículos).

Depois de serem vendidos 13.940 ligeiros de passageiros em Janeiro, seguiram-se 18 mil em Fevereiro e 26.459 em Março, seguindo-se 15.984 no mês seguinte. Em termos acumulados, as contas dos quatro primeiros meses do ano apontam para um crescimento nas vendas de 21,5%, abaixo do ritmo registado até Março, de 26,4%.

Nos comerciais ligeiros, a tendência foi a mesma, com as vendas a passarem de uma variação de 45,9% em Março (face a Março do ano passado) para 8,4%. As vendas acumuladas nos quatro primeiros meses do ano – cerca de 10.600 comerciais ligeiros – representam uma subida de 17,4% face ao mesmo período de 2015. Fazendo a conta a todo o mercado automóveis, os números da ACAP apontam para 86.725 veículos vendidos, mais 21,2% do que no período homólogo.

Entre ligeiros e pesados foram vendidos em Abril cerca de 18.900 veículos mais 7% do que no mesmo período do ano passado. Esta variação, diz a ACAP em comunicado, representa o valor mais baixo “dos últimos 30 meses, o que demonstra uma clara tendência de desaceleração do mercado”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários