Governo reserva 18,8 milhões para apoiar estágios profissionais

Na primeira fase do programa de estágios profissionais, que arranca nesta terça-feira, o Governo conta apoiar quatro mil jovens. Até ao final do ano haverá mais dois períodos de candidatura.

Foto
Estágios subsidiados pelo IEFP terão novas regras PAULO PIMENTA

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) abriu nesta terça-feira o concurso para a primeira fase do programa Estágios Profissionais, que terá uma dotação financeira de 18,8 milhões de euros. As candidaturas podem ser feitas até 16 de Junho e serão seleccionadas de acordo com uma grelha de critérios, onde será dada prioridade aos estágios realizados em empresas de pequena dimensão, situadas em “concelhos economicamente desfavorecido” e que, em programas anteriores, contrataram os jovens após a realização do estágio.

Até ao final do ano estão previstos mais dois períodos de candidatura, a abrir em Agosto e em Dezembro.

No âmbito da reformulação das políticas activas de emprego, o Governo decidiu alterar o programa de estágios profissionais financiados pelo Estado, com o objectivo de adequar “os meios e as finalidades da medida” e “fomentar uma crescente co-responsabilização entre o serviço público de emprego, os destinatários e as entidades promotoras”.

O novo enquadramento, publicado em Abril através da Portaria 131/2017, altera a forma como os apoios são atribuídos e prevê que o IEFP reforce o acompanhamento dado aos jovens durante o estágio.

Passará a haver um endereço de correio electrónico e um contacto telefónico que permitirá aos estagiários comunicar directamente com um responsável do instituto e serão feitos inquéritos trimestrais, para evitar práticas fraudulentas como as denunciadas no Verão do ano passado.

Sugerir correcção
Comentar