Turismo de Portugal garante que A8 não vai mudar de nome

Alteração do registo Auto-estrada do Surf causou controvérsia. Não pela alteração em si, mas por uma aparente falta de coordenação.

Foto
A A8 vai manter o nome que consta no plano rodoviário nacional, diz o Turismo de Portugal, negando que se passe a chamar Auto-estrada do Surf Daniel Rocha

O Turismo de Portugal emitiu neste domingo um comunicado em que garante que a A8 não irá mudar de nome para Auto-estrada do Surf, desmentindo as notícias publicadas durante a manhã.

"Em virtude de alguns órgãos de comunicação social terem veiculado a notícia da intenção por parte do Turismo de Portugal de alterar a designação da auto-estrada A8, vem este instituto informar que não existe qualquer intenção de alterar a identificação formal de nenhuma auto-estrada nacional, reafirmando o total respeito pela designação prevista para as mesmas no Plano Rodoviário Nacional", refere a nota.

O Turismo de Portugal frisa, no entanto, que "tem em análise diversos projectos de marketing com o objectivo de potenciar ainda mais a realização de inúmeros eventos" ligados à modalidade, embora não explique se a criação da Auto-estrada do Surf se insere nessas iniciativas. 

"A par da Austrália, Portugal é o único país do mundo que acolhe todas as competições que integram o leque do surf competitivo internacional (...), o que demonstra a enorme diversidade e qualidade das nossas ondas que fazem do nosso país o melhor destino de surf da Europa", remata o comunicado.

Cerca de uma hora antes, uma fonte governantal tinha garantido que não foi remetido qualquer pedido para mudar o nome da A8, como foi noticiado pelo jornal online ECO e confirmado pelo PÚBLICO junto de uma fonte que não integra o executivo de António Costa. 

Em declarações ao PÚBLICO, a referida fonte governamental esclareceu que "desconhecem absolutamente o assunto" e garantiu "que não deu entrada qualquer pedido para alteração do nome da A8", que liga Loures a Leiria e está concessionada a um consórcio liderado pela Brisa.

No entanto, ao que foi possível apurar, o tema foi mesmo discutido em reuniões recentes, embora com entidades públicas ligadas ao Ministério da Economia e não à tutela das estradas, o Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas.

O jornal ECO chegou mesmo a escrever que se esperava que o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciasse a alteração na segunda-feira, numa conferência de imprensa do Meo Rip Curl Pro Portugal em Peniche. Esse anúncio está, por agora, descartado, aguardando-se ainda mais esclarecimentos do Governo sobre o tema.

De manhã, quando contactado pelo PÚBLICO, o Ministério da Economia não negou a notícia do ECO. Fonte oficial afirmou apenas: "não há comentários a fazer".

O único comunicado que a tutela de Caldeira Cabral emitiu até agora foi enviado para as redacções pouco depois das 20h, mas nada refere em relação à chamada ASurf, que está a gerar controvérsia ainda antes de nascer.

Na nota, refere-se apenas que o ministro estará presente na conferência de imprensa e estima-se que a modalidade "gere para a economia portuguesa cerca de 400 milhões de euros por ano, levando às praias portuguesas mais de 200 mil praticantes nacionais e estrangeiros".

A mudança do nome da A8 para Auto-estrada do Surf, por atravessar os principais locais em que o desporto é praticado em Portugal (Ericeira, Nazaré e Peniche), poderia eventualmente obrigar a um procedimento formal. Ou poderia simplesmente ser feita através de campanhas de marketing que ajudariam a potenciar a capacidade que o surf tem demonstrado na atracção de turistas.

No ano passado, e segundo os números recuperados pelo ECO, o impacto económico da etapa co circuito mundial de surf em Peniche foi superior a 10,5 milhões de euros, com os gastos médios por dia dos cerca de 100 mil visitantes a rondar os 77,5 euros.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários