EDPR anuncia primeiro investimento na energia solar fotovoltaica

Foto
Os custos da tecnologia solar fotovoltaica têm estado a reduzir-se no mundo inteiro Sheng Li/Reuters

A EDP Renováveis (EDPR) iniciou a construção dos primeiros projectos no solar fotovoltaico, que estão localizados na região Sudoeste da Roménia, informou hoje a empresa num comunicado enviado aos mercados.

A capacidade prevista para estes projectos é de 39 megawatts (MW), prevendo-se que a construção esteja concluída no primeiro trimestre de 2013. A participada da EDP para as renováveis confirma desta forma a estratégia de diversificação que já tinha anunciado em Maio deste ano, no Dia do Investidor, e que apontava para a entrada neste segmento mais tarde do que agora acontece, em 2014 ou 2015.

De acordo com a empresa, que até hoje tem centrado a sua actividade nos parques eólicos, o mercado romeno ainda “está em início de desenvolvimento, tendo apenas dois MW de energia solar instalados, de acordo com dados de 2011. O governo romeno aponta para o aumento para 260 MW em 2020.

A EDPR indica também que a região onde estão a ser instalados os painéis fotovoltaicos, no Sudoeste da Roménia, “é uma das zonas com maior exposição solar do país”. A previsão é para cerca de 1200 horas de utilização anuais.

“A execução desta estratégia foi possível devido ao desempenho da equipa local da EDPR, com um elevado conhecimento do mercado romeno, e à relação com o parceiro local, o grupo Renovatio”, salienta o comunicado da empresa, divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Em Maio passado, a EDPR tinha anunciado aos investidores que uma das áreas de aposta seria a energia solar, devido à redução dos custos desta tecnologia. O objectivo é também entrar em novos mercados como o México, Turquia, África do Sul e Marrocos, anunciaram na altura os responsáveis da empresa, liderada por João Manso Neto.

Sugerir correcção
Comentar