Viajando pelo espaço e pelo tempo no Amadora BD

O mais importante festival português da 9.ª arte tem início esta sexta-feira. Até 6 de Novembro, oportunidade para ver a homenagem aos 70 anos de Lucky Luke ou as retrospectivas de Marco Mendes e Anton Kannemeyer.

Foto
Lucky Luke está de parabéns: 70 anos DR

A romaria, a celebração e a descoberta estão de volta. A partir desta sexta-feira e até 6 de Novembro, o centro nacional da banda desenhada será, como acontece desde 1990, a Amadora. Haverá lançamentos e retrospectivas, conferências e debates, cruzar-se-á a banda desenhada com outras artes enquanto se homenageiam nomes que ajudaram a fazer a sua história. Com centro no Fórum Luís Camões, a 27.ª edição do Amadora BD comemorará os 70 anos de Lucky Luke, terá em destaque Marco Mendes, distinguido no ano passado com o Melhor Álbum Português, por Zombie, e terá como exposição central Espaço, Tempo e Banda-Desenhada, lugar, por exemplo, para o diálogo entre a banda desenhada, o cinema e a arquitectura.

Há 26 anos, a estreia do Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora teve uma presença de peso: Morris, ou seja, o belga Maurice de Bevere, foi convidado de honra do festival. Dois anos depois regressou para ser distinguido com o Troféu Honra. Falecido em 2001, o autor de Lucky Luke estará novamente presente através de uma homenagem aos 70 anos passados desde o nascimento do cowboy mais rápido do que a sua própria sombra, protagonista entre uma galeria de personagens onde se incluem o seu cavalo Jolly Jumper, os irmãos Dalton ou pateta adorável Rantaplan. A homenagem contempla ainda o lançamento mundial de um novo álbum, A Terra Prometida, assinado por Achdé e Jul.

A história construída e com o seu lugar já plenamente definido cruzar-se-á, como é habitual, com sinais do presente. Temo-la na figura do conimbricense Marco Mendes, nome em destaque da banda desenhada portuguesa recente, e cuja obra é atravessada pela autobiografia, usada como espoletadora de um retrato urbano e social do nosso tempo. Zombie, distinguido na edição 2015 do festival, é o álbum em destaque. E em destaque estará igualmente o autor sul-africano Anton Kannemeyer (que marcará presença na Amadora), também premiado no ano passado como autor do Melhor Álbum Estrangeiro por Papá em África, obra que gerou muito debate e não menos polémica ao usar o histórico Tintim no Congo como base para um álbum que questiona o colonialismo, o racismo e suas representações.

Sem esquecer o foco posto em Democracia, de Alecos Papadatos e Abraham Kawa (ambos estarão na Amadora), que regressa à Antiguidade para nos contar como irrompeu a democracia em Atenas, há 2500 anos, ou em Crumbs, álbum de bolso e obra colectiva que abarca a diversidade de que é feita a actual criação de banda desenhada portuguesa, no centro de tudo estará Espaço e Tempo na Banda Desenhada. Comissariada por Eduardo Corte-Real, Susana Oliveira e José Neves, parte das noções de espaço e de tempo, e dos significados que assumem em diferentes eras, expressões e culturas, para estabelecer relações entre a banda desenhada e outras artes, em particular o cinema e a arquitectura, tendo como fio condutor a transposição para o universo da banda desenhada dos períodos classificados como clássico, moderno e contemporâneo – representando Hergé o clássico, Hugo Pratt o modernismo e Moebius o contemporâneo.

Além do Fórum Luís Camões, o festival tem extensões na Bedeteca amadorense (onde estará patente a exposição Ferozes Transparências: Underground Comix, uma Colecção de Glenn Brey, coleccionador que viajará até à Amadora), nas Casas Roque Gameiro e Aprígio Gomes e na Casa de Cerca, em Almada. 

Sugerir correcção
Comentar