Vendas de automóveis eléctricos e híbridos vão aumentar 20% em 2024, diz a AIE

Opção pela compra destes veículos na Europa está a ser travada por uma perspectiva geralmente fraca para as vendas de automóveis de passageiros e eliminação progressiva dos subsídios em alguns países.

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As vendas no primeiro trimestre deste ano aumentaram 25% em relação ao mesmo período do ano passado NurPhoto/GettyImages
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As vendas de carros eléctricos eléctricos e híbridos plug-in atingirão um novo recorde mundial em 2024 e vão reduzir cada vez mais a procura de petróleo, prevê a Agência Internacional de Energia (AIE) num documento divulgado nesta terça-feira, acrescentando que a acessibilidade e as infra-estruturas de carregamento serão fundamentais para o crescimento futuro. A agência de previsão sediada em Paris afirmou que 17 milhões de veículos eléctricos a bateria e veículos híbridos eléctricos plug-in serão vendidos em 2024, um aumento de mais de 20% em comparação com 2023, que contou com vendas na ordem dos 14 milhões.

De acordo com a AIE, um em cada cinco automóveis vendidos em 2024 a nível mundial será eléctrico, estimando-se que um total de 10 milhões dessas vendas se realizem na China. No entanto, a quota-parte dos automóveis eléctricos no total das aquisições variará consoante a região, representando cerca de um em cada nove veículos adquiridos nos Estados Unidos, um em cada quatro na Europa e quase metade na China, segundo as previsões da AIE.

A aceitação na Europa está a ser travada por "uma perspectiva geralmente fraca para as vendas de automóveis de passageiros e a eliminação progressiva dos subsídios em alguns países", afirmam os especialistas da AIE.

Em Janeiro deste ano, a Acap — Associação Automóvel de Portugal publicou dados, com as vendas mensais e anuais desagregadas por tipo de combustível e marca, que indicavam que os portugueses estão a comprar carros eléctricos mesmo sem os generosos apoios de outros países e mesmo sem sequer terem acesso aos apoios pagos em Portugal. Em 2023, foram registados mais de 36 mil ligeiros de passageiros eléctricos, um crescimento de 100% face a 2022, referia a associação. Para os portugueses, o preço parece mais decisivo do que os apoios.

O ritmo de aceitação dos veículos eléctricos significará que a procura de veículos eléctricos para o transporte rodoviário deverá atingir o seu pico por volta de 2025, afirmou o organismo de vigilância sediado em Paris no seu Global Electric VehicleOutlook.

Se os países levarem a cabo as políticas energéticas e climáticas declaradas, cerca de seis milhões de barris por dia (bpd) serão reduzidos da procura de petróleo até 2030 e 11 milhões de bpd até 2035 — ou seja, mais de um décimo da actual procura total de petróleo, segundo a AIE.

As vendas no primeiro trimestre deste ano aumentaram 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora essa taxa permaneça inalterada em relação ao primeiro trimestre de 2023 em relação ao período comparável em 2022, ela baseia-se em uma base maior de veículos, disse a IEA.

A chave para o crescimento

"As margens apertadas, a volatilidade dos preços dos metais das baterias, a inflação elevada e a eliminação progressiva dos incentivos à compra em alguns países suscitaram preocupações quanto ao ritmo de crescimento da indústria, mas os dados relativos às vendas globais continuam a ser fortes", afirmou a Comissão sobre a procura de veículos eléctricos.

A acessibilidade em comparação com os veículos tradicionais continua a ser a chave para o crescimento do sector, acrescentou, com os preços a variarem mais uma vez em função da região.

Os automóveis de combustão interna continuam a ser mais acessíveis do que os seus equivalentes eléctricos na Europa e nos Estados Unidos, enquanto na China quase dois terços dos automóveis eléctricos vendidos no ano passado eram mais baratos do que os seus equivalentes tradicionais.

"Os automóveis eléctricos estão geralmente a ficar mais baratos à medida que os preços das baterias descem, a concorrência se intensifica e os fabricantes de automóveis conseguem economias de escala", afirmou a AIE, observando que, em alguns casos — ajustando pela inflação — os preços estagnaram ou até subiram ligeiramente entre 2018 e 2022.

Satisfazer a procura crescente com infra-estruturas de carregamento constituirá também um desafio fundamental, acrescentou a AIE, devendo as redes de carregamento sextuplicar até 2035.

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