Teatro português com sessões esgotadas no festival Novas Dramaturgias de Berlim

Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, de Tiago Rodrigues, e Pêndulo, de Marco Martins são as peças com que o berlinense FIND celebra os 50 anos do 25 de Abril.

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Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, de Tiago Rodrigues rui gaudêncio
#TBL - Ensaio Pendulum de Marco Martins - Barreiro - 2 Junho 2023 - Tiago Bernardo Lopes
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Pêndulo, de Marco Martins Tiago Bernardo Lopes
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O FIND - Festival Internationale Neue Dramatik de Berlim vai apresentar, pela primeira vez, três produções em português, duas delas para assinalar directamente os 50 anos do 25 de Abril de 1974, com sessões já esgotadas. O festival dedicado a novas dramaturgias, que começa esta quinta-feria e termina a 28 de Abril, apresenta teatro contemporâneo de todo o mundo, com novos textos e produções, bem como peças e projectos documentais de artistas consagrados e grupos menos conhecidos.

No site do teatro Schaubühne, histórica sala de espectáculos da capital alemã, pode ler-se que, pela primeira vez, a edição deste ano apresenta três produções em português. Sobretudo tendo em conta as datas do festival, as obras terão uma "ressonância histórica".

"Durante o FIND, no dia 25 de Abril de 2024, celebram-se os 50 anos da Revolução dos Cravos, que marcou o fim do último regime fascista na Europa e do colonialismo europeu em África", refere. Meio século depois, os organizadores do festival indagam-se sobre "o que resta dessas utopias de mudança democrática" e "que futuro têm elas na era de uma viragem global racista para a direita e do auto-isolamento deliberado da Europa dos fluxos migratórios".

Na sexta-feira e no sábado, é representada a peça Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, do encenador e dramaturgo português Tiago Rodrigues, que aborda "o legado antifascista português sob a forma de uma fábula grotesca".

"Uma família que resistiu ao regime desenvolveu um ritual, "a beleza de matar fascistas", em que todos os anos um exemplar é apanhado e morto a tiro", escreve o Schaubüne na sua página oficial sobre a peça do dramaturgo português que desde 2022 dirige o Festival de Avignon, um dos mais importantes festivais de teatro do mundo.

Pêndulo, do autor, encenador e realizador Marco Martins, com duas sessões no sábado e duas no domingo, traça as "relíquias do colonialismo português no presente".

"Colaborando com os seus protagonistas e co-autores, oriundos das antigas colónias de África e da América Latina e que hoje trabalham como cuidadores e empregados de limpeza em Portugal, cria um panorama de uma sociedade presa no movimento pendular homónimo", lê-se.

As seis sessões já estão esgotadas.

Será ainda apresentada a peça brasileira Manifesto Transpofágico, da actriz, encenadora e dramaturga Renata Carvalho, que "lança luz sobre a realidade da vida dos travestis que são ameaçados de violência diariamente".

O FIND volta a destacar o trabalho de uma personalidade artística no "Artista em Foco", cabendo este ano ao dramaturgo e encenador britânico Alexander Zeldin, que levará a Berlim a sua mais recente criação, The Confessions, peça que apresentou em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, no início deste mês. Em 2021, Zeldin esteve na abertura da temporada da Culturgest com a sua anterior criação Love, passada num centro de residência temporária para imigrantes, refugiados e famílias em situação de risco.

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