O magnífico épico com que Alexander Zeldin conta a história da mãe

Após peças de realismo social, o dramaturgo inglês conta a história de uma mulher que atravessa o século XX. The Confessions, hoje e amanhã, no CCB, é “um filho a tentar compreender a sua mãe”.

Foto
A partir de conversas com a sua mãe durante a pandemia, Alexander Zeldin escreveu um texto que conta a história de uma vida, de uma mulher cedo atirada para o destino de apagada dona-de-casa, até à progressiva libertação de um marido que tenta fechá-la num casamento mortiço Christophe Raynaud de Lage
Ouça este artigo
00:00
16:46

A mãe de Alexander Zeldin não se chama Alice. Alice é o nome da personagem baseada na vida da mãe do dramaturgo inglês, uma mulher nascida na Austrália, em 1943, emigrada para Inglaterra já adulta, livre e divorciada, e que, em palco, atravessa o século XX. The Confessions é um enorme fresco contado numas quantas cenas que Zeldin escreveu – tentando fazer uma pintura de cada uma – , retratando o percurso de uma mulher que começa por ser empurrada pela mãe para uma vida de esposa, que se deixa convencer de que os estudos superiores estão acima das suas possibilidades, que se vai resignando e aceitando um guião que outros escreveram para si, negando-se qualquer ambição pessoal e profissional enquanto se mantém presa a um casamento desenxabido, mortiço, pouco desafiante. É uma mulher que aceita a mediocridade que lhe é apresentada como único futuro possível, enquanto vê a sua melhor amiga partir para a Europa, viajar, adentrar o meio artístico e intelectual, coleccionar experiências a que Alice não tem direito.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar