Professores: tempo de serviço é só um dos pontos nos cadernos de encargos dos sindicatos

Devolução do tempo de serviço em menos tempo, compensação para professores aposentados, fim das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões, incentivos à fixação: o que os sindicatos querem negociar.

Foto
Ministro da Educação, Fernando Alexandre, começa a reunir-se com os sindicatos dos professores esta semana DR
Ouça este artigo
00:00
04:48

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, começa a receber os sindicatos dos professores na quinta e na sexta-feira e espera conhecer os seus "cadernos de encargos" para "saber exactamente" o que estes esperam do ministério. As reuniões são entendidas pela equipa ministerial como o arranque de negociações com os representantes dos docentes e há vários temas que merecem discussão, com a recuperação do tempo de serviço à cabeça. O Governo social-democrata comprometeu-se a devolvê-lo de forma faseada, à razão de 20% por ano, ao longo de cinco anos. "O programa de Governo tem uma proposta, vamos ouvir os sindicatos e depois vamos ver como é que o processo negocial vai decorrer", disse o ministro na terça-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar