25 de Abril: um flash mob nas Portas de Brandeburgo para cantar Zeca Afonso

Pelo menos cerca de 30 portugueses vão juntar-se em Berlim para cantar Grândola, vila morena. Objectivo é que a gravação do momento seja divulgado no YouTube às 0h20 do dia 25.

Foto
Desfile na Avenida da Liberdade, em Lisboa, nos 49 anos do 25 de Abril, em 2023 Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
04:03

Para assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, um grupo de portugueses vai juntar-se nas Portas de Brandeburgo, em Berlim, para cantar o clássico tema de Zeca Afonso Grândola, vila morena, num flash mob que será gravado. Dá-se o nome flash mob a um evento performativo em que uma multidão se junta de forma aparentemente espontânea num ambiente público e, numa "actuação" de curta duração, realiza algo inusitado antes de se dispersar.

A ideia, que está a ser levada a cabo pela Associação 2314 — que "visa promover a cultura portuguesa em Berlim" —, surgiu "em conversa com amigos" e foi ganhando força. A presidente, Helena Araújo, explica à Lusa que a organização tem sido algo complicada, mas a adesão "extremamente positiva".

"Experimentámos ensaiar com um grupo de amigos e percebemos que não cantávamos todos ao mesmo tempo nem no mesmo tom", confessa, entre risos.

Para avançar com o projecto de uma forma "mais adequada", foi lançado um convite a todas as pessoas da comunidade. Neste momento, o grupo é formado por cerca de 30 pessoas. "Depois é aberto a quem quiser participar. Há um grupo que ensaia previamente, mas, no próprio dia, quem quiser, inclusivamente alemães, pode aparecer por lá e cantar também", explica Helena Araújo.

O objectivo é que o vídeo seja divulgado no YouTube a 25 de Abril às 0h20, repetindo, 50 anos depois, a hora da emissão desta senha na Rádio Renascença.

A escolha do local, as Portas de Brandeburgo, foi "intuitiva, automática", partilha a presidente da Associação 2314. "Ninguém pensou duas vezes."

"Somos portugueses que estamos na Alemanha e o símbolo da Alemanha, aquilo que todos identificam como alemão, é a Porta de Brandeburgo. (...) E depois a Alemanha também foi muito importante na nossa revolução. O Partido Socialista foi criado com grande apoio da Alemanha. Penso que faz todo o sentido 'inscrever' a Grândola, vila morena nas Portas de Brandeburgo", realça.

Helena Araújo garante que os participantes no flash mob estão preparados para todas as perguntas de por quem lá passe e a responder simpaticamente. "Ou não fossemos nós portugueses", diz.

"Qualquer pessoa que está lá sabe explicar o que é. A maior parte dos alemães das gerações mais velhas também vão perceber imediatamente o que é, porque a Revolução dos Cravos foi muitíssimo importante na Alemanha. Houve imensas pessoas, sobretudo os mais jovens, que quando souberam que estava a haver uma revolução na Europa largaram tudo e foram para lá. (...) Com sorte, acredito que isto vai ser também uma festa para os berlinenses que assistem ao flash mob", afirma.

Além do flash mob, a associação organiza, no dia 28 de Abril, uma "Festa da Liberdade", com uma exposição, a exibição de vários filmes, um debate com testemunhas da época, um concerto de música de intervenção, convívio com gastronomia portuguesa e um programa para crianças que inclui um atelier de trabalhos manuais para fazerem cravos vermelhos.

"É preciso passar a ideia, e vamos tentar fazer isso na nossa festa, de que viver em liberdade é uma festa e conquistar a liberdade foi uma festa, e acho importante passar esse testemunho aos mais jovens", salienta.

Helena Araújo espera um público "muito misturado". "Há as pessoas que querem oferecer alguma coisa para a festa, as pessoas que querem fazer a festa com os outros portugueses, e depois há todos os alemães e berlinenses de todas as nacionalidades que vão ver os cartazes da exposição sobre o 25 de Abril que decorre nesse edifício e participar na festa", aponta.

Além destas duas iniciativas, a Associação 2314 organizou ainda, pela primeira vez, um evento sobre a ditadura portuguesa que "levou Berlim a Lisboa", com o escritor berlinense de origem russa Wladimir Kaminer.

A 2314 associa-se à iniciativa do Willi Münzenber Forum, que organiza uma exposição sobre o 25 de Abril, a partir do espólio do jornalista da RDA Klaus Steiniger, que foi viver para Portugal poucos dias após a revolução. No Outono decorre, como tem sido hábito, o ciclo de cinema Portuguese Cinema Days, com os filmes escolhidos centrados nos temas da ditadura, do colonialismo e da revolução. com PÚBLICO

Sugerir correcção
Comentar