Cúpula de Ferro, Funda de David e Flecha: os sistemas que Israel usou para se proteger do Irão

Cúpula de Ferro, Funda de David e Flecha interceptam disparos de curto, médio e longo alcance, incluindo drones, rockets e mísseis. Tiveram um papel importante na defesa área durante o ataque.

Foto
A Cúpula de Ferro israelita intercepta mísseis lançados desde a Faixa de Gaza a 11 de outubro de 2023 EPA
Ouça este artigo
00:00
06:14

A maior parte dos 300 drones e mísseis que terão sido enviados pelo Irão durante a noite e madrugada deste domingo foram interceptadas antes de chegar a Israel, a mais de 1770 quilómetros dos seus pontos de lançamento. Apesar de extenso, o ataque terminou com danos mínimos, de acordo com o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), Daniel Hagari, o que diz ter sido graças às capacidades operacionais demonstradas pela Força Aérea israelita, em cooperação com os Estados Unidos e outros “países amigos”, do Médio Oriente e da Europa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários