Jovens e a revolução: “O 25 de Abril não é passado”

Na sala de aula, parecem “desconectados” do que foi o tempo da ditadura, da importância do 25 de Abril e da vida em democracia. Como se conserva este conhecimento? Com o “uso público da história”.

Foto
RG Rui Gaudêncio - 25 Março 2024 - Sessão sobre o 25 de Abril na Escola Artur Gonçalves, onde Natércia Maia fala do marido Salgueiro Maia. Torres Novas. Público Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
15:02

Quando Natércia Maia tinha a idade dos alunos que tem sentados à sua frente, Portugal era um país muito diferente, quase impossível de eles imaginarem. “Era um país triste. Um país pobre. Um país em que todos tínhamos de pensar da mesma maneira. E quem tivesse o descaramento de mostrar que pensava de uma maneira diferente tinha a Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) atrás.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários