Olá.

Na semana passada, falou-se aqui da forma como se gerem as muitas subscrições que titilam o espectador e de como, nos EUA, há uma prática que se perfila como uma tendência "nova" que é a ressubscrição — o cliente vê o que quer numa plataforma, desliga, vai para outra, volta à primeira quando há qualquer coisa que o chame. E em Portugal?

Gostamos de pensar que é pela oferta criativa — quem não subscreve a Disney+ tem mais duas semanas para ter Shōgun, já uma das mais espantosas séries do ano, completa e pronta a consumir numa assinatura que seja ou não ocasional, por exemplo — mas às vezes também é por promoções, adesão a novos operadores de televisão por subscrição, alguma oferta.

Os dados em Portugal não nos permitem saber muitos detalhes. Lengalenga do costume, para os mais desatentos: não há dados oficiais, as plataformas não os partilham, e por isso temos, com especial generosidade cirúrgica da Marktest, umas espreitadelas ao seu BStream para saber mais sobre o comportamento dos espectadores portugueses face aos serviços de streaming. Foi o que pedimos para completar o retrato encetado na semana passada (embora a tentação fosse passar estes parágrafos a dizem quão boa é mesmo Shōgun — é que é mesmo, mesmo boa). 

O BStream, o único barómetro que estuda as plataformas no país, não nos dá dados sobre a churn rate em Portugal (a taxa de cancelamento por parte dos clientes). Mas mostra que, sem falar em marcas, a taxa de cancelamento de serviços de streaming subiu no último ano: entre Novembro de 2022 e Fevereiro de 2023 e Novembro de 2023 e Fevereiro deste ano, passou de 8,1% para 11,3%. (A Marktest faz as suas auscultações e contas em "vagas" quadrimestrais.)

O reverso da medalha é que o número de clientes que não cancelaram qualquer serviço diminuiu — de 91,9% para 88,7% no mesmo período.

Já agora fica-se a saber que, até Fevereiro, 36,4% dos portugueses com mais de 15 anos residentes em Portugal continental (um total de cerca de 8,5 milhões de pessoas) subscrevem pelo menos um serviço de streaming e que esse número em Fevereiro de 2023 era de 33,5%. Portanto, há cada vez mais pessoas a assinar, mas também cada vez mais pessoas a cancelar. O que pode ajudar numa análise que nos coloca na mesma rota que o mercado americano, e que é a das escolhas e das desistências e/ou regressos.

Ora, se em 2021 a Marktest indicava que 23,6% dos portugueses eram assinantes de pelo menos uma plataforma de streaming, e que no mesmo ano (segundo dados da Anacom) 34% da população assinava ou pagava para ver filmes ou séries on demand no país, e ainda com o número de portugueses que subscrevem nem que seja uma plataforma a crescer em 2023 para 33,4% — pausa para digestão nesta escada —, os 36,4% de Fevereiro deste ano significam mais do que um máximo. Cruzados com os 11,3% de cancelamento de serviços de streaming até Fevereiro, pode ler-se que os espectadores andam a saltitar entre serviços com maior agilidade.

Numa versão mais literata financeiramente do que a Salta-Pocinhas de Aquilino Ribeiro, essa raposa fagueira, os indicadores sugerem que também aqui andamos a ressubscrever cada vez mais.

O que é que anda a ver

JP Simões, músico

"Vi uma série da Netflix, O Problema dos 3 Corpos. Achei muito interessante e acabou. Fiquei com água na boca para ver o que vem a seguir porque é um problema, de facto, curioso. As invasões alienígenas, especialmente nesta série onde há comunicação e clareza de objectivos — as pessoas sabem que estão a ser invadidas e que os outros vêm com intenções más. Que é um bocado parecido com o que está a acontecer agora com esta invasão de extremismos pelo mundo inteiro. Estas séries de ficção como são muito feitas à rama do presente funcionam muitas vezes como barómetro para determinados medos e são boas metáforas."

Netflix

Sexta-feira, 12 de Abril

Roubo —  Filme da jornalista sueca Ann-Helén Laestadius sobre a luta de uma jovem para defender a sua religião contra a xenofobia, para defender as renas das alterações climáticas e defender os seus companheiros de geração do suicídio. Também há a questão sempiterna do patriarcado.

Paredes-Meias — Filme espanhol que adapta a comédia francesa de 2015 Un Peu, Beaucoup, Aveuglément. Aitana é uma jovem pianista que prepara uma audição e o vizinho é um desenhador de videojogos que só trabalha em silêncio. São vizinhos e as paredes são demasiado finas (quem nunca?). Dado o tom da coisa, parece haver potencial para o romance.

Terça-feira, 16 de Abril

Jimmy Carr: Natural Born Killer — Espectáculo de stand-up de Carr, conhecido comediante.

Quarta-feira, 17 de Abril

As Variações de Grimm — Anime sobre os contos de fadas dos irmãos Grimm pela mão do colectivo de manga CLAMP e animação do WIT Studio também japonês. Jacob e Wilhelm Grimm recolheram contos de fadas de todo o mundo mas a irmã mais nova, Charlotte, faz a pergunta-chave: "Eles foram mesmo felizes para sempre?". E a partir daí, a história muda de figura.

Planeta Vivo — Cate Blanchett narra esta série documental de quatro episódios sobre a rede viva que sustenta o mundo — os seus ecossistemas.

Quinta-feira, 18 de Abril

The Upshaws — Quinta temporada sobre a família de Bennie Upshaw (interpretado por Mike Epps), afro-americanos trabalhadores de Indianápolis que geram algum caos à sua volta enquanto tenta fazer o melhor pelo agregado de miúdos e graúdos.

Apple TV+

Sexta-feira, 12 de Abril

Benjamin Franklin — Ora Michael Douglas como um dos fundadores dos Estados Unidos, correcto, mas que começou por ser conhecido pelas suas experiências com a electricidade. A história aqui, seguindo a do livro A Great Improvisation: Franklin, France, and the Birth of America, de Stacy Schiff, é a da sua viagem secreta a França em 1776, para proceder a manipular os britânicos e a forjar a aliança com os franceses para criar os alicerces da independência do país.  Os primeiros três episódios aparecem esta sexta, os seguintes até completarem oito virão semanalmente.

Amazon Prime Video

Quinta-feira, 18 de Abril

Puppy Love — Nicole e Max têm um encontro e não corre bem. Fazem uma estranha promessa daquelas que servem para pôr uma comédia romântica a mexer — que consiste em apagarem os respectivos contactos até que os seus cães encontrem o amor. Isso mesmo. É uma… ideia.

Globoplay

Segunda-feira, 15 de Abril

Respeita Meu Sonho — Documentário sobre o corredor e velocista Thiago Vinhal, simultaneamente o brasileiro mais veloz do planeta e o primeiro negro a competir no maior desafio da sobre-humana prova Ironman.

Gina — Estreia da novela que adapta o romance homónimo de Maria José Dupré sobre mostra três fases da vida de Gina (Christiane Torloni), que acaba por se tornar uma conhecida artista plástica.

Em Família — Outra novela, desta feita de Manoel Carlos e sobre os primos Helena (Julia Lemmertz) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), apaixonados com os problemas que isso pode trazer. E mais tarde, Laerte apaixona-se por Luiza (Bruna Marquezine), filha de Helena. Um tudo nada problemático.

Quinta-feira, 18 de Abril

Linha Directa – Segunda temporada do programa de "crime real" do  jornalista Pedro Bial sobre casos que marcaram o Brasil nos últimos 15 anos.

SkyShowtime

Quinta-feira, 18 de Abril

A Gentleman in Moscow — Ewan McGregor com bigodinho. Ele é o conde Alexander Rostov, que não fica em bons lençóis depois da Revolução Russa. A sua pena como aristocrata é ficar exilado num quarto no sótão do luxuoso Hotel Metropol e se alguma vez tentar sair, será executado. Lá fora acontece a História e Rostov torna-se introspectivo. Estreia dos primeiros três episódios, seguindo-se cadência de um por semana.

El Camino De La Suerte — Filme sobre a vida de Joaquín após a morte da sua mulher. Volta à cidade onde nasceu, solitário aos 75 anos, mas um amigo faz de cupido.

Disney+

Sexta-feira, 12 de Abril

Os Grandes Sucessos — Harriet descobre que certas canções a transportam para o passado (mesmo) e isso cruza-se com a sua vida amorosa.

Domingo, 14 de Abril

Bluey, O Sinal — A série infantil mais popular de 2023 e um fenómeno reconhecido por todos os pais de crianças pequenas vai estrear o seu episódio mais longo de sempre, e por isso especial. É da autoria de Joe Brumm, criador da série, e realizado por Richard Jeffery.

HBO Max

Sexta-feira, 12 de Abril

Peregrinação – Filme de João Botelho sobre Fernão Mendes Pinto e a sua viagem à Índia. É do seu livro de viagens que sai o filme com Cláudio da Silva, Jani Zhao ou Diante Branco.

Sábado, 13 de Abril

A Fada do Lar — Filme de João Maia com Joana Metrass e Sérgio Godinho sobre Vera, mãe solteira de dois filhos pequeno que tem dois empregos após o desaparecimento do pai das crianças. É assediada em ambos os trabalhos e um dia reage violentamente e é condenada a cumprir serviço comunitário num lar de idosos, onde vai novamente embater de frente com a realidade, chocando com a autoritária directora.

Quero-te Tanto! – Comédia romântica sobre um casal apaixonado e sem dinheiro perante gravidez não planeada —e roubam uma caixa de raspadinhas. São apanhados pela polícia e separados. Com Benedita Pereira e Pedro Teixeira, realização de Vicente Alves do Ó.

Segunda-feira, 15 de Abril

The Sympathizer — Uma, senão a estreia da semana, é uma adaptação do romance do romance homónimo de Viet Thanh Nguyen com Robert Downey Jr. à cabeça e em vários papéis, acompanhado por Hoa Xuande, Fred Nguyen Khan, Toan Le, Phanxine, Vy Le, Ky Duyen, Kieu Chinh, Duy Nguyen, Alan Trong e Sandra Oh. Park Chan-wook e Don McKellar são co-showrunners e produtores executivos. Thriller de espionagem e sátira cultural sobre as lutas de um espião comunista franco-vietnamita no fim da Guerra do Vietname e, depois, a sua vida como refugiado em Los Angeles.

Quarta-feira, 17 de Abril

An American Bombing: The Road to April 19th — Documentário sobre o atentado em Oklahoma City em 1995 que faz a ponte com o sentimento anti-governo actual.

Quinta-feira, 18 de Abril

Conan O’Brien Must Go – O podcast Conan O’Brien Needs a Fan (não confundir com Conan O’Brien Needs a Friend), no qual conhece fãs de  todo o mundo, torna-se série documental levando-o à Noruega, Tailândia, Argentina e Irlanda surpreendendo os seus admiradores e fazendo uma espécie de programa de viagens ao mesmo tempo.

Filmin

Quinta-feira, 18 de Abril

A Sala de Professores — Drama de Ilker Çatak sobre uma professora que investiga as acusações de roubo que envolvem um aluno. Disponível para aluguer por 3,95 euros.

As Canções da Terra  —Documentário de Margreth Olin nas paisagens montanhosas da Noruega com o pai da realizadora, do alto dos seus 84 anos. Produzido por Liv Ullmann e Wim Wenders.

Constelações do Equador — Mais um documentário, desta feita de Silas Tiny sobre a participação de São Tomé na guerra civil nigeriana, o primeiro conflito pós-colonial de larga escala em África. São Tomé e Príncipe, ainda colónia portuguesa, faz de ponte aérea de ajuda humanitária de iniciativa civil que resgata milhares de crianças.

A Camareira — De Lila Aviléz, é uma primeira-obra que fala sobre os serviços e a estratificação social contemporânea. Eve é uma jovem camareira que trabalha num dos hotéis mais luxuosos da Cidade do México.

Dólares de Areia — Israel Cárdenas e Laura Amelia Guzmán criam o palco para que Geraldine Chaplin interprete uma turista francesa na República Dominicana que se apaixona por uma jovem dominicana, baseando-se no livro Los Dólares de Arena de Jean-Noel Pancrazi.

Cabelo Rebelde - Concha de Ouro do Festival de San Sebastian de 2013, o filme de Mariana Rondón é um drama sobre a infância, a pobreza e a diferença centrada em Junior, que tem 9 anos e não gosta do seu cabelo — quer ter o cabelo liso, o que choca a mãe, Marta.

Perdido no streaming

Na próxima semana é lançado o 12.º álbum de originais de Pearl Jam, os sobreviventes das grandes bandas de Seattle. Depois de termos feito uma elegia a Kurt Cobain aqui no PÚBLICO, há que celebrar os vivos. A Prime Video tem uma surpreendente variedade de concertos e filmes musicais na sua biblioteca e, falando só nos primeiros e nos que estão incluídos nas subscrições mais básicas, há para ver Pearl Jam - Live in Seattle August 8, 2018, concerto que fez parte da digressão pré-covid e pré-Gigaton (o álbum anterior ao iminente Dark Matter) e que é um dos Home Shows. A banda regressa a casa, com uma causa de beneficência relacionada com o problema da falta de habitação digna na cidade, e dá-se a ver como aquilo que é hoje: um grupo de homens na casa dos cinquenta anos que mantém a ética que tinham quando conquistaram o mundo a meias com os Nirvana quando tinham 20 anos.

Ler para ver

PÚBLICO: Robert DeNiro em Portugal para a primeira edição do Tribeca Festival Lisboa

PÚBLICO: Fallout e Jonathan Nolan acreditam que estamos prontos para outro apocalipse (numa série)

PÚBLICO: Como é que Larry David pode pôr fim a Calma, Larry!?

Bloomberg: How Bluey Became a $2 Billion Smash Hit—With an Uncertain Future

The Guardian: The Regime review – Kate Winslet is wasted in this mess of a satire

The Guardian: ‘Unfurling tension and menace’: how slow TV like Ripley makes for a truly gripping watch

The Hollywood Reporter: Streaming profit report: a year spent chasing Netflix

 

Até ao Próximo Episódio.