Em Tóquio, as casas de banho públicas (também) são uma atracção turística

O Tokyo Toilet Shuttle começou por ser um projecto para melhorar as condições dos sanitários públicos de Shibuya. Actualmente, é também uma forma de afastar os turistas do centro de Tóquio.

arte,p3,cultura,toquio,arquitectura,japao,
Fotogaleria
O Governo de Shibuya contratou vários arquitectos e designers para melhorar as casas de banho Reuters/Kim Kyung-Hoon
arte,p3,cultura,toquio,arquitectura,japao,
Fotogaleria
O Tokyo Toilet Shuttle começou em 2020 Reuters/Kim Kyung-Hoon
arte,p3,cultura,toquio,arquitectura,japao,
Fotogaleria
Os visitantes pagam 30,27 euros Reuters/Kim Kyung-Hoon
arte,p3,cultura,toquio,arquitectura,japao,
Fotogaleria
É uma forma de afastar os visitantes da confusão do centro de Tóquio Reuters/Kim Kyung-Hoon
Ouça este artigo
00:00
02:37

Além dos templos e das cerejeiras em flor, os visitantes de Tóquio podem agora juntar-se numa peregrinação pelas maravilhas mais modernas da cidade japonesa: as casas de banho públicas.

Penelope Panczuk inspirou-se em Dias Perfeitos (Perfect Days, no original), o filme de Wim Wenders nomeado para os Óscares sobre um empregado de limpeza de casas de banho no distrito de Shibuya para embarcar no Tokyo Toilet Shuttle e fazer uma visita de duas horas às instalações sanitárias melhoradas artisticamente.

"Nos Estados Unidos ou em França, de onde sou, simplesmente não usamos [casas de banho públicas]", explicou Penelope.

"Aqui em Tóquio, ficámos muito contentes ao usá-las porque são extremamente limpas, muito seguras e cada uma é tão diferente que parece uma nova descoberta de cada vez", acrescentou.

O interesse começou em Março, mês em que os turistas visitaram o Japão em ritmo recorde atraídos por uma descida da moeda que tornou acessível a muitos superfãs da cultura japonesa a possibilidade de verem as paisagens e peculiaridades do país pela primeira vez.

Entre as exportações tecnológicas mais reconhecidas do Japão nos últimos anos estão as casas de banho — fabricadas pela TOTO, pela LIXIL e outras empresas — que incluíram extras como sprays de limpeza, assentos aquecidos, música e outras funcionalidades.

A série de comédia de animação South Park dedicou-lhes recentemente um episódio inteiro, e o empresário de hip-hop DJ Khaled revelou no Instagram que o rapper Drake lhe tinha oferecido quatro sanitas TOTO.

O Tokyo Toilet Project, que começou em 2020 pela associação sem fins lucrativos The Nippon Foundation, recrutou criadores, incluindo o arquitecto Tadao Ando, vencedor do Prémio Pritzker, para melhorar a acessibilidade e a arte em 17 casas de banho públicas na região de Shibuya.

O projecto não foi pensado como uma atracção turística, mas o Governo local viu uma oportunidade de alargar os interesses para os visitantes, afastando-a do famoso e caótico cruzamento Scramble (centro equiparado a Times Square, em Nova Iorque).

"O ponto alto para os visitantes é poderem ser levados a percorrer as zonas menos visitadas de Shibuya e desfrutar de todo o distrito enquanto visitam as casas de banho", afirmou Yumiko Nishi, gestora da associação turística da região.

Existem 17 casas de banho públicas diferentes em Shibuya Kim Kyung-Hoon/REUTERS
Foram projectadas por arquitectos e designers Kim Kyung-Hoon/REUTERS
Fotogaleria
Existem 17 casas de banho públicas diferentes em Shibuya Kim Kyung-Hoon/REUTERS

As pessoas pagam 4950 ienes (30,27 euros) para entrarem nove casas de banho diferentes, incluindo uma com paredes transparentes que se tornam opacas quando os utilizadores entram e outra que funciona por comandos de voz.

Takao Karino, que está de visita à metrópole ocidental japonesa de Osaca, diz ter ficado maravilhado com a entrada ampla e abobadada de uma casa de banho que foi projectada pelo designer britânico Miles Pennington.

“Não há nada como isto no Japão. É invulgar, é único, é mesmo genial", afirmou o visitante de 69 anos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários