Ataque russo a Kharkiv mata pelo menos oito pessoas

Novos bombardeamentos russos elevam para 12 o número de civis mortos em Kharkiv em dois dias.

Foto
Equipas de emergência transportam vítimas mortais em Kharkiv EPA/SERGEY KOZLOV
Ouça este artigo
00:00
01:15

A Rússia atacou na madrugada deste sábado a segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, provocando pelo menos oito vítimas mortais e 12 feridos.

Segundo as autoridades regionais ucranianas, o ataque com recurso a drones de fabrico iraniano atingiu uma área residencial. Ficaram danificados ou destruídos mais de uma dezena de prédios e uma bomba de gasolina, desencadeando incêndios na cidade. Pelo menos oito pessoas foram hospitalizadas.

Desde a invasão da Ucrânia, há mais de dois anos, que Kharkiv é um dos principais alvos das ofensivas militares russas. Nas últimas semanas os ataques voltaram a intensificar-se.

Ainda na última quarta-feira, as forças de Moscovo mataram quatro pessoas e feriram outras 11 num ataque semelhante à região do Nordeste da Ucrânia.

Em entrevista ao Politico, o chefe de gabinete da Presidência ucraniana, Andrii Yermak, admitiu mesmo que Kharkiv esteja na mira de uma nova contra-ofensiva russa, que poderá ser lançada entre Maio e Junho.

De acordo com dados do Governo ucraniano, já foram destruídos mais de 20 mil edifícios em Kharkiv desde Fevereiro de 2022.

Notícia actualizada às 16h57: subida do número de mortos de seis para oito

Sugerir correcção
Ler 2 comentários