Sismo em Taiwan faz nove mortos e mais de 900 feridos

Sismo é o mais forte a atingir a ilha nos últimos 25 anos. Autoridades montam operação de resgate para retirarem pessoas presas nos escombros.

i-video
Vídeo. Sismo de magnitude 7,5 faz nove mortes e destrói vários edifícios em Taiwan Reuters, Joana Bourgard
Ouça este artigo
00:00
04:27

Pelo menos nove pessoas morreram esta quarta-feira e 934 ficaram feridas em Taiwan, de acordo com um novo balanço, feito pela Agência Nacional de Bombeiros, no sismo de magnitude 7,4 na escala de Richter que abalou a costa da ilha. Presume-se que existam ainda várias dezenas de pessoas presas nos escombros dos edifícios que ruíram, com as autoridades a montarem uma operação de resgate.

O sismo ocorreu pelas 9h (1h em Lisboa), com o epicentro situado perto de Hualien, a uma profundidade de 15,5 quilómetros, indicou o Centro Sismológico da China. Foram já retirados todos os alertas de tsunami emitidos em Taiwan, Japão, Filipinas e pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Segundo a Agência Nacional de Bombeiros de Taiwan, mais de 100 pessoas estão presas em túneis e, pelo menos, 64 numa pedreira.

Bombeiros montam operação de resgate e salvamento Agência Nacional de combate a Incêndios de Taiwan
Um dos apartamentos afectados pelo forte abalo que se fez sentir na manhã desta quarta-feira Fabian Hamacher
Há pessoas presas nos escombros de edifícios Agência Nacional de combate a Incêndios de Taiwan
O sismo causou danos materiais consideráveis. Na imagem é possível ver um deslizamento de terras Tutuloveeat/Reuters
Bombeiros tentam aceder a apartamento Agência Nacional de combate a Incêndios de Taiwan
Passageiros numa estação de metro vê as notícias sobre o sismo DANIEL CENG/Reuters
Sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter abalou a costa da ilha Wang
Passageiros olham para quadro electrónico com informações sobre a paralisação dos transportes DANIEL CENG/Reuters
Estações foram encerradas devido ao sismo DANIEL CENG
Autoridades actualizaram contagem de mortes e feridos Agência Nacional de combate a Incêndios de Taiwan
Fotogaleria
Bombeiros montam operação de resgate e salvamento Agência Nacional de combate a Incêndios de Taiwan

O Governo de Pequim, o primeiro-ministro do Japão, os Estados Unidos e Charle Michel, presidente do Conselho Europeu, já declararam o seu apoio a Taiwan.

O primeiro abalo foi seguido por uma réplica de magnitude 6,2 na escala de Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que dá conta de outras 29 ocorrências de magnitude superior a 4,0. O sismo causou danos materiais consideráveis, especialmente em Hualien, cidade com cerca de 100 mil habitantes, onde pelo menos dois edifícios residenciais desabaram parcialmente, deixando pessoas presas no interior.

As autoridades de Taiwan disseram que 308.242 casas ficaram sem electricidade, embora o fornecimento já tenha sido restabelecido em cerca de 70% das habitações. O presidente da autarquia de Taipé, Chiang Wanan, declarou o nível dois do centro de resposta a desastres na capital de Taiwan e pediu aos cidadãos que tenham cuidado e estejam atentos a possíveis novas réplicas.

A Comissão de Segurança Nuclear de Taiwan avançou que as instalações nucleares da ilha não sofreram danos. O sismo foi “o mais forte em 25 anos” na ilha, disse o director do Centro Sismológico de Taiwan, Wu Chien-fu. Em Setembro de 1999, um abalo de magnitude 7,3 matou 2.400 pessoas em Taiwan.

No Japão, as autoridades tinham pedido a quase 500 mil pessoas nas ilhas de Okinawa, Miyakojima e Yaeyama, no sul do país, para abandonarem as habitações e procurarem refúgio em locais mais elevados.

PÚBLICO -
Aumentar

O alerta de tsunami levou também à suspensão de todos os voos de e para o aeroporto de Naha, na ilha principal de Okinawa, enquanto os passageiros que se encontravam no aeroporto foram levados para os pisos superiores devido à proximidade da costa.

Taiwan está localizada no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de intensa actividade sísmica e vulcânica que se estende do Japão ao Pacífico, através do sul da Ásia.

Comunidade internacional oferece ajuda a Taiwan

A porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan da China, Zhu Fenglian, citada pela CNN, garante que Pequim está disponível para "prestar assistência em caso de catástrofe". Fenglian acrescenta que "partes relevantes da China continental estão muito preocupadas e expressam as suas sinceras condolências aos compatriotas de Taiwan afectados pela catástrofe".

Já o primeiro-ministro do Japão, Fumiu Kishida, declarou, através de uma publicação na rede social X, que o país "está pronto a prestar toda a assistência necessária a Taiwan".

O porta-voz do Conselho de Segurança dos Estados Unidos, de acordo com o The Guardian, afirmou que o país está disponível para ajudar.

Também Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, utilizou as redes sociais para prestar condolências às famílias das vítimas e garantir que a União Europeia "está pronta a prestar toda a assistência necessária".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan já agradeceu o apoio oferecido por "amigos e aliados em momentos de adversidade".

Texto actualizado às 17h47: actualizado número de mortos e feridos

Sugerir correcção
Ler 3 comentários