Sismo em Taiwan derrubou prédio de três andares e “prendeu” 400 turistas em montanha

Segundo o Ministério da Saúde, 79 pessoas procuraram tratamento médico ou foram enviadas para o hospital. Agência Meteorológica do Japão já levantou o alerta de tsunami.

azul,tsunami,taiwan,meteorologia,japao,sismos,
Fotogaleria
A maior parte dos danos terá acontecido a norte do epicentro, na cidade de Chishang Taiwan's 0918 Earthquake Central Emergency Operations/Reuters
azul,tsunami,taiwan,meteorologia,japao,sismos,
Fotogaleria
Taiwan's 0918 Earthquake Central Emergency Operations/Reuters
azul,tsunami,taiwan,meteorologia,japao,sismos,
Fotogaleria
TAIWAN CENTRAL EMERGENCY OPERATION CENTRE/EPA
azul,tsunami,taiwan,meteorologia,japao,sismos,
Fotogaleria
Taiwan's 0918 Earthquake Central Emergency Operations/Reuters

Um forte sismo abalou grande parte de Taiwan este domingo, derrubando um prédio de três andares, prendendo, temporariamente, quatro pessoas no seu interior, e deixando cerca de 400 turistas numa encosta de uma montanha.

O sismo de 6,8 de magnitude na escala de Ritcher foi o maior entre dezenas que sacudiram a costa sudeste da ilha desde sábado à noite, quando um terremoto de 6,4 atingiu a mesma área.

A Agência Meteorológica Japonesa e o Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico emitiram um aviso de tsunami pouco depois do sismo e, algumas horas depois, emitiram uma declaração a dizer que já não havia risco de tsunami.

A Agência Nacional de Bombeiros de Taiwan disse que uma pessoa morreu após ter sido atingida por uma máquina que caiu numa fábrica de cimento, na cidade de Yuli, perto do epicentro. Segundo o Ministério da Saúde, 79 pessoas procuraram tratamento médico ou foram enviadas para o hospital.

A maior parte dos danos terá acontecido a norte do epicentro, que o Departamento Meteorológico Central de Taiwan disse estar na cidade de Chishang. Um prédio de três andares, que tinha uma loja de conveniência no piso térreo e residências nos superiores, desabou na cidade vizinha de Yuli, noticiou a Agência Central de Notícias da ilha.

O dono do edifício, de 70 anos e a sua mulher, foram os primeiros de quatro pessoas presas a serem resgatadas dos escombros, e só depois uma mulher de 39 anos e a sua filha de 5 anos. Os dois andares superiores do prédio ficaram espalhados na rua, com fios eléctricos puxados pela estrutura caída. Mais de 7 mil residências ficaram sem energia em Yuli, e as canalizações de água também foram danificadas.

A polícia e os bombeiros acorreram ainda ao colapso de uma ponte numa estrada de duas vias no que parecia ser uma parte rural da mesma cidade, onde três pessoas e um ou mais veículos podem ter caído, segundo relatos dos media.

Também em Yuli, um deslizamento de terra prendeu quase 400 turistas numa montanha famosa pelos lírios alaranjados que cobrem as suas encostas nesta época do ano, noticiou a Agência Central de Notícias.

Os destroços de um toldo caído numa plataforma na estação de Dongli, na cidade de Fuli, que fica entre Yuli e o epicentro em Chishang, atingiram um comboio que passava, descarrilando seis vagões, disse a Agência Central de Notícias, citando a administração ferroviária. Nenhum dos 20 passageiros ficou ferido, acrescentou.

O sismo foi sentido no extremo norte da ilha, na capital, Taipei. Na cidade de Taoyuan, a oeste de Taipei e 210 quilómetros ao norte do epicentro, um homem ficou ferido por um desabamento do tecto do 5º andar de um centro desportivo.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, exortou as pessoas a estarem vigilantes quanto ao risco de ocorreram réplicas. “O abastecimento de água e electricidade em algumas áreas foi também afectado pelo sismo”, escreveu Tsai Ing-wen na rede social Facebook, sublinhando que estão em curso operações de salvamento.

Milhares de pessoas refugiaram-se este domingo em abrigos no Sudoeste do Japão, quando o tufão Nanmadol se dirigiu para a região, levando as autoridades a recomendar a retirada de mais de quatro milhões de moradores.​

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um “aviso especial” para Kagoshima e Mizayaki, no Sul da grande ilha de Kyushu, para alertar os moradores sobre o alto risco de mau tempo.

Sugerir correcção
Comentar