Sismo de magnitude 7,6 abala Papuásia-Nova Guiné

A ilha da Papuásia-Nova Guiné, dividida com a Indonésia, fica no Anel de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectónicas causa alta actividade sísmica.

Foto
Chegou a ser emitido um alerta de tsunami, que acabou por ser retirado

Um sismo de magnitude 7,6 foi registado ao largo da Papuásia-Nova Guiné. O terramoto fez pelo menos quatro mortos, segundo o gabinete das Nações Unidas no país, e causou danos em edifícios e infra-estruturas perto da cidade de Madang e no interior da Papuásia-Nova Guiné, disseram habitantes à France Presse.

O epicentro do sismo situou-se a cerca de 67 quilómetros da cidade de Kainantu, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Chegou a ser emitido um alerta de tsunami, que acabou por ser retirado. A Agência Nacional Oceânica e Atmosférica norte-americana (NOAA)​ alertou ainda assim que poderia haver “pequenas flutuações no nível do mar em algumas zonas costeiras”.

Os moradores de Madang disseram à agência noticiosa que sentiram “tremores muito fortes” e que edifícios tinham sido danificados.

O abalo ocorreu por volta das 09h46 (00h46 de domingo em Lisboa), a uma profundidade de 90 quilómetros, segundo o USGS.

A extensão dos danos ainda não é clara, mas o USGS prevê que “é possível algumas vítimas mortais e danos e o impacto deve ser relativamente localizado”.

No sábado, um terramoto de magnitude 6,1 na escala de Richter atingiu a província indonésia de Papua, seguido, poucos minutos depois, de outro sismo de magnitude 5,8.

A ilha da Papuásia-Nova Guiné, dividida com a Indonésia, fica no Anel de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectónicas causa alta actividade sísmica.

Sugerir correcção
Comentar