Aviso para um supertufão de grande violência no Japão

O supertufão Nanmadol está na ilha japonesa de Kyushu. Chuva forte e vento causado pelo tufão Nanmadol em Miyazaki, na costa Leste da ilha.

Foto
Chuva forte e vento causado pelo tufão Nanmadol Kyodo/REUTERS

O tufão Nanmadol atingiu a ilha principal de Kyushu este domingo, confirmou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA, na sigla em inglês) alertando para ventos fortes e ondas altas “como nunca tinha acontecido antes”. As autoridades pediram aos habitantes que se abrigassem dos ventos fortes e das chuvas torrenciais da poderosa tempestade.

O 14º tufão da estação, classificado como um supertufão pelo Centro de Alerta Conjunto de Tufões da Marinha dos EUA, poderá trazer chuvas recordes, disse a JMA, admitindo o risco de cheias com rios a transbordar e deslizamentos de terra.

Foto
EPA/JMA

Os avisos feitos à população referem que o Sul de Kyushu poderia receber 500 mm de chuva e rajadas de vento de até 250 quilómetros por hora no domingo, enquanto a região central de Tokai poderia ver 300 mm de chuva. Os operadores ferroviários cancelaram comboios na região com a cadeia de lojas de conveniência Seven-Eleven Japan também a fechar temporariamente cerca de 950 lojas.

“As áreas afectadas pela tempestade estão a ver o tipo de chuva que nunca tinha sido experimentada antes”, disse Hiro Kato, o chefe do Centro de Monitorização e Aviso Meteorológico, citado no The Guardian. “A parte sul da região de Kyushu será atingida por um vento violento e ondas altas”, prevê a agência meteorológica aconselhando a população a ter “a maior cautela possível”.

O Japão está agora na época dos tufões e enfrenta 20 tempestades deste tipo por ano, assistindo a fortes chuvas que provocam deslizamentos de terra ou inundações repentinas. Este tufão que agora atinge o território parece especialmente violento.

Prevê-se que a tempestade se dirija para leste e passe sobre a ilha principal do Japão, Honshu, no início da próxima semana, antes de se deslocar para o mar até quarta-feira.

Foto
Kyodo/REUTERS
Sugerir correcção
Ler 2 comentários