Air fryer ou forno: qual a melhor opção? Depende

O forno pode gastar mais do dobro da energia da air fryer na preparação de uma refeição. No entanto, esta pode nem sempre ser a melhor opção quando a quantidade de comida é muita.

Foto
A air fryer pode ser uma alternativa ao forno tradicional Rafa Jodar/GETTYIMAGES
Ouça este artigo
00:00
04:35

A utilização da air fryer é cada vez mais popular: é uma fritadeira de ar quente que funciona como um pequeno forno e que permite cozinhar vários alimentos, de forma mais saudável e em menos tempo. Mas será sempre preferível usar este aparelho para cozinhar em relação ao forno tradicional? O Azul falou com várias especialistas e a resposta não se resume a "sim" ou "não".

Vamos por partes. Um dos pontos a favor da air fryer é que os cozinhados ficam mais saudáveis, uma vez que não é necessário adicionar gordura (ou apenas em muito pouca quantidade) para cozinhar os alimentos. É uma opção mais saudável do que as fritadeiras comuns, que aquecem azeite e óleo a altas temperaturas.

Estes aparelhos levam menos tempo para cozinhar em comparação com os fornos convencionais, uma vez que têm menos volume de ar a aquecer e, por isso, consomem menos energia. Além disso, podem ser a melhor opção quando o objectivo é cozinhar uma pequena refeição que envolveria o uso do forno. A air fryer é também mais prática para usar e limpar do que o forno, pela sua dimensão e configuração.

Apesar de todas estas vantagens, pode não ser a escolha mais indicada quando é necessário preparar uma refeição para um grande número de pessoas, uma vez que não será possível acomodar doses suficientes para cozinhar ao mesmo tempo.

Neste caso, a solução preferível será o forno, tanto no plano prático como económico. Segundo dados fornecidos pela Deco Proteste, uma quantidade de 500 gramas de frango pode demorar a cozinhar 22 minutos numa air fryer e 32 minutos num forno eléctrico. Enquanto na air fryer o gasto de energia corresponde a 0,330 quilowatt-hora (kWh), num forno é de 0,773 kWh.

Para 320g de batatas fritas, o que corresponde a duas a três porções, são necessários 23 minutos na air fryer e 33 no caso do forno. Quanto a energia, a air fryer gasta 0,287 kWh e o forno consome 0,863 kWh. O preço a pagar também varia, sendo que no equipamento de ar comprimido gasta 5,74 cêntimos e no forno eléctrico 17,26.

PFAS

Já Susana Fonseca, vice-presidente da associação ambientalista Zero, manifesta uma preocupação relativa aos materiais que compõem a air fryer e que podem entrar em contacto com os alimentos preparados, para além do consumo eléctrico.

“Alguns destes equipamentos são antiaderentes no seu interior e, normalmente, essa antiaderência é dada pela utilização dos PFAS, que representam um risco quando há uma degradação da superfície que está em contacto com os alimentos. Quer todo o processo de fabrico quer o fim de vida implicam que temos um equipamento com uma substância perigosa”, afirma.

Além disso, a vice-presidente da Zero explica que, como a air fryer é um instrumento de menor dimensão e pode haver uma utilização regular, haverá sempre degradação do material, o que pode tornar-se prejudicial para a qualidade dos alimentos. No entanto, recorda que existem alternativas de cerâmica e aço inoxidável. Aí, esse problema já não existe.

Air fryer: poupar só com uso eficaz

A vice-presidente da associação ambientalista Zero refere ainda que a air fryer pode ser mais eficiente “se estivermos a usar um destes equipamentos que seja o suficiente para o número de pessoas que queremos alimentar”. “Para agregados familiares de maior dimensão, pode já não ser tão eficiente, porque como tem de cozinhar mais do que uma vez e aí os ganhos já podem ser mais dúbios”, considera Susana Fonseca. Se for preciso usar uma air fryer duas ou três vezes para o cozinhado, o ganho poderá ser menor.

Os testes da Deco “mostram que as air fryers permitem realmente economizar dinheiro, mas somente se forem usadas eficazmente, considerando a capacidade de preparação e o número de pessoas para quem irá cozinhar”, explica Elsa Agante, especialista da área de sustentabilidade e energia da Deco Proteste, numa resposta enviada por email ao PÚBLICO.

As air fryers variam de tamanho e é importante escolher uma de acordo com o que se pretende lá preparar. Por exemplo, “o tempo de confecção para preparar batata frita oscila entre 15 e 40 minutos, consoante os modelos e dependendo da capacidade do cesto. Há air fryers que, em 25 minutos, fritam 500g de batatas e outras que, no mesmo período, conseguem fritar 1100g”, esclarece Elsa Agante.

Foto
Nelson Garrido

A especialista em energia afirma que, “em geral, as pequenas famílias que cozinham doses únicas serão as mais beneficiadas [pela air fryer]. Tem ganhos evidentes em relação à alternativa de usar o forno tradicional para preparar uma refeição para dois”.

Mesmo assim, Elsa Agante salvaguarda que, “se estiver a cozinhar para várias pessoas ou quiser preparar alguns alimentos diferentes ao mesmo tempo, o forno tradicional tem mais espaço e pode sair mais barato do que cozinhar em várias etapas na air fryer”.

Sugerir correcção
Comentar