Cientistas deram um sistema imunitário jovem a um ratinho velho, recuando no tempo

Técnica utilizada por equipa norte-americana permitiu uma resposta mais eficaz dos ratinhos perante novas infecções. Apesar do sucesso, não será fácil replicar os resultados em humanos tão cedo.

Foto
As células estaminais hematopoiéticas originam os glóbulos vermelhos e os linfócitos (a branco) Universidade de Medicina de Viena
Ouça este artigo
00:00
08:26

Não faltam experiências e estudos que tentam desvendar o “elixir da juventude” ou pelo menos fazer células e órgãos recuar no tempo – e rejuvenescer. O trabalho de Irving Weissman, da Universidade de Stanford (Estados Unidos), cumpriu esse propósito: rejuvenesceu o sistema imunitário de ratinhos, conseguindo que estes animais mais velhos respondessem eficazmente a novas infecções (com uma eficácia comum nos mais jovens). Tal como a maioria destas "máquinas do tempo", ainda estamos longe de uma aplicação em humanos, mas isso não retira o mérito de mais uma conquista científica contra o envelhecimento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários