A resolução da ONU sobre Gaza é vinculativa, o problema é obrigar Israel a cumpri-la

Os países membros estão obrigados a “aceitar e aplicar as decisões do Conselho de Segurança”. Se não o fazem podem enfrentar sanções, corte de relações diplomáticas ou até uma intervenção militar.

Foto
Israel recusa pôr fim à guerra antes de "destruir o Hamas" MOHAMMED SABER/EPA
Ouça este artigo
00:00
06:09

Quase seis meses depois do início da guerra na Faixa de Gaza, a Administração de Joe Biden decidiu fazer algo muito raro, permitindo que uma resolução contrária aos interesses de Israel fosse aprovada no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A agora histórica resolução 2728, aprovada com 14 votos a favor e a abstenção norte-americana, “exige um cessar-fogo imediato para o mês do Ramadão […] e exige também a libertação imediata e incondicional de todos os reféns”. E é vinculativa, apesar de os Estados Unidos tentarem defender o contrário.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários