MP acusa autor do ataque ao Centro Ismaili de 11 crimes

Arguido é acusado pelo homicídio de duas mulheres e por seis crimes de homicídio na forma tentada, cometidos há um ano no Centro Ismaili, em Lisboa.

Foto
Duas mulheres morreram no ataque ao Centro Ismaili Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
02:10

O Ministério Público (MP) acusou o alegado autor do ataque ao Centro Ismaili, em Lisboa, em Março de 2023, de 11 crimes, entre os quais dois de homicídio agravado, anunciou esta segunda-feira o Departamento Central de Investigação e Acção Penal.

"O Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) deduziu acusação para julgamento por tribunal colectivo contra um arguido de nacionalidade afegã, pela prática de factos ilícitos correspondentes a dois crimes de homicídio agravado, seis crimes de homicídio agravado na forma tentada, dois crimes de resistência e coacção sobre funcionário e um crime de detenção de arma proibida", lê-se na nota publicada no site do MP.

A 28 de Março de 2023, o arguido usou uma arma branca para matar duas mulheres, de 24 e 49 anos, ​que trabalhavam no Centro Ismaili nos serviços de apoio aos refugiados. Atacou ainda outras pessoas, resultando na acusação de homicídio na forma tentada. Foi baleado numa perna pela polícia e levado, nesse dia, para o Hospital de São José, em Lisboa.

Encontra-se actualmente a cumprir a medida de coacção de internamento preventivo no hospital prisional de Caxias. Perante o quadro psiquiátrico do arguido, o DCIAP requereu que fosse declarado inimputável.

O comunicado acrescenta que "existe uma elevada probabilidade de o arguido vir a praticar outros ilícitos típicos da mesma natureza, pelo que o DCIAP requereu, também, a aplicação judicial de medida de segurança de internamento".

No dia seguinte ao crime, o director nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, afirmou não haver "um único indício" de que o ataque tinha sido um acto terrorista. O suspeito também não era alvo de "qualquer sinalização" pelas autoridades.

O MP determinou a abertura de um inquérito, ficando a investigação a cargo da PJ, sob a orientação do DCIAP e sujeito a segredo de justiça.

O cidadão acusado pelo MP tem cerca de 30 anos e beneficia do estatuto de protecção internacional enquanto refugiado. Chegou a território nacional no final de 2021 com os três filhos menores, depois de ter vivido num campo de refugiados na Grécia, e recebia apoio do Centro Ismaili para a integração em Portugal.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários