Cátia Moreira de Carvalho: “A solução aqui não é fechar portas”

Especialista em prevenção e combate ao extremismo violento garante que não há “extremismo violento ou terrorismo” no ataque ao Centro Ismaili.

i-video
Terrorismo no Centro Ismaili? “Não existe motivação política ou ideológica” Carolina Pescada, Ana Bacelar Begonha

A propósito do ataque desta terça-feira ao Centro Ismaili de Lisboa que resultou em duas vítimas mortais, o PÚBLICO entrevistou Cátia Moreira de Carvalho, investigadora da Universidade do Porto. Para a especialista em prevenção e combate ao extremismo violento, não há dúvidas de que o ataque não se tratou de um acto terrorista, mas existe uma falta de acompanhamento dos refugiados e de uma estratégia de prevenção do extremismo e da violência que pode potenciar estes crimes. Alertando para o perigo de aproveitamento político e uma associação errada entre imigração e terrorismo, a investigadora defende que "a solução não é fechar portas", mas "melhor acolher" os refugiados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários