Das águas de Março para o prato: eventos gastronómicos a saborear este mês

Da lezíria ao Minho, honra-se a época do sável e da lampreia. Mas o roteiro também se faz de enguia e muito sabor a mar.

Foto
A 15.ª edição da Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência vai à mesa de uma centena de restaurantes Câmara Municipal de Melgaço
Ouça este artigo
00:00
04:47

Do Centro ao Minho, lampreia

É ciclóstomo para levar os apreciadores a fazerem os quilómetros que forem precisos. Para eles, não há notícia mais saborosa do que a abertura da época da lampreia, a dar luz verde para encontros pelo país. Este ano, a ementa vem marcada pela escassez, mas nem por isso os pratos ficam vazios.

Se Penacova teve de cancelar o seu festival, não muito longe dali, em Montemor-o-Velho, a iguaria do Mondego não só vai à mesa como se faz acompanhar por outro produto típico da região: o arroz carolino. Durante todo o mês de Março, o 22.º Festival do Arroz e da Lampreia - Sabores do Campo e do Rio é servido nos restaurantes aderentes.

Mais a Norte, a Lampreia do Rio Minho - Um Prato de Excelência tem lugar marcado numa centena de estabelecimentos de seis municípios: Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira. Esta iniciativa promovida pela Adriminho - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho vai na sua 15.ª edição, que começou em meados de Fevereiro e só terminará a 15 de Abril, sempre aos fins-de-semana.

Em ensopado, à bordalesa, de escabeche, recheada, assada no forno, na brasa, de estrolho ou em sushi, a lampreia é também pretexto para exposições, enoturismo, espectáculos, passeios, caminhadas, visitas ao património e outras actividades.

Festival do Arroz e da Lampreia - Sabores do Campo e do Rio Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Festival do Arroz e da Lampreia - Sabores do Campo e do Rio Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Festival do Arroz e da Lampreia - Sabores do Campo e do Rio Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Fotogaleria
Festival do Arroz e da Lampreia - Sabores do Campo e do Rio Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

Sável em Vila Franca de Xira

Em Vila Franca de Xira o peixe do rio é rei, com reinado estendido até dia 31. Março, Mês do Sável infiltra-se em 32 estabelecimentos, para prestar vénias à tradição varina e avieira que está nos pergaminhos da cidade ribatejana.

Para quem gosta de aprender a fazer, vale a pena espreitar como decorreram as sessões de show cooking nos mercados municipais, onde José Maria Lino cozinhou arroz de sável com as ovas e Luís Machado confeccionou trouxas de açorda de ovas com pipocas de sável. Tudo com a sugestão do vinho municipal Encostas de Xira a regar o repasto.

Foto
Março, Mês do Sável Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Salvaterra e seus eirós

Frita ou em caldeirada, grelhada ou em ensopado, escalada ou em migas, em espetada ou cataplana, a enguia tem honras de ingrediente principal em Salvaterra de Magos, onde o maior tempero é a tradição. Até 31 de Março, está posta a mesa para a 28.ª edição do Mês da Enguia, em 17 restaurantes que se prontificam a mostrar “os saberes e sabores do concelho, desde as receitas mais tradicionais às mais inovadoras”, assegura a autarquia.

A festa é gastronómica, mas não se esgota nas ementas. A ela juntam-se 12 unidades de alojamento, quatro chancelas de vinhos e licores, e dois operadores de passeios de barco no Tejo, sem esquecer os cerca de 100 artesãos e produtores reunidos na Feira Nacional de Artesanato e Produtos Tradicionais.

Quem lá for por estes dias também pode contar com concertos (de Luís Trigacheiro e Buba Espinho, por exemplo), exposições, teatro, bailes, um passeio de bicicletas antigas e outro de motos clássicas, demonstrações desportivas, torneios, espectáculos para crianças, workshops, a comédia stand-up de Eduardo Madeira, magia, caminhadas e corridas, entre outras animações.

Foto
Mês da Enguia Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

Esposende num mar de sabores

Depois de ter ido ao Cávado alimentar uma quinzena cheia de Lampreia & Companhia, Esposende vira-se para a costa Atlântica e mergulha a fundo em Março com Sabores do Mar, todo um mês de exaltação da gastronomia do concelho, em que “o pescado mais fresco é a matéria-prima elementar”, garante a autarquia organizadora, sem esquecer a harmonização com outros produtos locais, como pão, doçaria ou vinhos.

É uma edição especial: a iniciativa celebra 25 anos. Dessas bodas vem o slogan do ano: Sabores de Prata Que Valem Ouro. São sabores a provar num total de 48 restaurantes, 14 deles a disputarem um concurso gastronómico.

Os palatos mais tradicionais hão-de apreciar um bom peixe grelhado, arroz de tamboril, lombo de atum, polvo à lagareiro, espetada de lulas, lampreia à bordalesa, bacalhaus vários e muito marisco; os mais audazes podem contar com combinações como pregado com arroz de algas; robalo selvagem dourado com caju crocante em molho de tomate e gengibre; ou polvo grelhado com puré de batata-doce, bimis e amêndoa tostada.

À margem do prato, a prata da casa revela-se num vasto programa paralelo que inclui actividades comunitárias (caso da exposição O Meu Avental Conta Uma História do Mar), o alerta geral contra o desperdício alimentar Leva-me Contigo, o Fórum de Gastronomia Atlântica (com os chefs Pedro Mendes, Álvaro Costa e outros), a “cozinha viajante” Street Fish Food e concursos entre jovens cozinheiros e cantinas escolares.

Espraia-se também, mais uma vez, ao online, seja através da rubrica Monólogos da Cozinha, seja pela campanha pela sustentabilidade Salvar o Planeta à Mesa ou a experimentar uma novidade petisqueira chamada Snack Mar. E o convite não se esgota nas águas de Março: Esposende, o Robalo Está Aqui vem logo a seguir, para ficar durante todo o mês de Abril.

Março com Sabores do Mar Câmara Municipal de Esposende
Março com Sabores do Mar Câmara Municipal de Esposende
Fotogaleria
Março com Sabores do Mar Câmara Municipal de Esposende
Sugerir correcção
Comentar