The Musical Box estão de volta para festejar Selling England By The Pound dos Genesis

Quase 20 anos após a sua estreia em Portugal, a mais célebre banda de tributo aos Genesis, os canadianos The Musical Box, actuam este domingo na Aula Magna, em Lisboa, às 19h.

Foto
Os canadianos The Musical Box em palco DR
Ouça este artigo
00:00
03:46

O pretexto é o 50.º aniversário de um dos álbuns mais aclamados dos britânicos Genesis, Selling England By The Pound, editado originalmente em 1973. E é isso que traz a Portugal os canadianos The Musical Box, a mais célebre banda de tributo à herança dos Genesis do tempo de Peter Gabriel. A sua estreia em Portugal data de 2005, quando aqui recriaram em palco o histórico espectáculo The Lamb Lies Down on Broadway, que os Genesis originais, ainda com Gabriel, apresentaram no Pavilhão de Cascais a 6 e 7 de Março de 1975.

Essa primeira apresentação dos The Musical Box ocorreu na Aula Magna da Universidade de Lisboa (com lotação esgotada), no dia 4 de Maio de 2005, há quase 20 anos. Depois disso, o grupo que tem o aval dos Genesis originais para recriar ao vivo os seus espectáculo e canções, voltou a actuar em Portugal, regressando a essa mesma sala várias vezes.

Foi na Aula Magna que apresentaram em 2017 The Black Show / Selling England By The Pound e em 2018 A Genesis Extravaganza, viagem original ao universo dos Genesis de Peter Gabriel. Curiosamente, no ano em que se completa meio século sobre a edição de The Lamb Lies Down on Broadway (1974), o espectáculo que traz The Musical Box de novo à Aula Magna, este domingo, às 19h, centra-se em Selling England By The Pound, que fez 50 anos em 2023.

Se a formação do grupo se mantiver a mesma que nos tem visitado (e no seu site não existe qualquer indicação nesse sentido), em lugar dos Genesis originais (Peter Gabriel, Tony Banks, Phil Collins, Steve Hackett e Michael Rutherford) estarão em palco Denis Gagné (no “papel” de Peter Gabriel), François Gagnon (nas guitarras), Sébastien Lamothe (baixo), Martin Levac (bateria e percussões) e Éric Savard (teclas e guitarra acústica de 12 cordas).

Foto
Denis Gagné no “papel” de Peter Gabriel DR

Recorde-se que os Genesis originais apadrinharam desde o início este projecto, ajudando-os em tudo, quer na recriação dos ambientes visuais e sonoros (instrumentos, cenários e guarda-roupa são réplicas rigorosas dos originais), quer no ajuste das capacidades de cada músico à forma de tocar e cantar dos Genesis de Peter Gabriel, que já se lhes juntou em palco, tal com o fizeram, noutras ocasiões, Phil Collins e Steve Hackett. E todos terão sido efusivos na classificação da banda.

Gabriel terá dito, ao vê-los (a frase, já com uns anos, é recordada pelos promotores do espectáculo): “The Musical Box, devo dizer, recriaram os Genesis de forma muito precisa. Fui vê-los a Bristol, com os meus filhos para que pudessem ver o que o pai fazia nesses tempos.” O guitarrista Steve Hackett, por sua vez, comentou: “Não consigo imaginar melhor. Eles não só conseguem ter o som, mas também o aspecto realmente idêntico. É como se nada fosse demasiado difícil para eles.” E Phil Collins ter-se-á mostrado igualmente rendido ao grupo: “Eles não são uma banda de tributo, eles apanharam um período e reproduzem-no fielmente, como se estivessem a fazer uma produção teatral.”

É essa representação teatral, servida por meios técnicos de que nem os Genesis dispuseram na sua estreia em Portugal, que volta a marcar encontro com o público português. Em 2005, na crítica à estreia portuguesa dos The Musical Box, escreveu-se no PÚBLICO: “A vantagem, aqui, é a da recomposição cuidadosa, não só de cópias fiéis de cenários, guarda-roupa e instrumentos (há um paralelo com a música clássica, na interpretação de obras ao vivo com instrumentos de época de modo a reconstituir o som original) como ainda de novas tecnologias de luzes e som que, não alterando as coordenadas originais, permitem defini-las com muito maior fidelidade.” E a finalizar, elogiando o trabalho do grupo: “A magia original esteve lá, a música também e os Genesis saíram a ganhar: deste seu elixir da eterna juventude nasceram cinco clones que triunfaram por mérito – The Musical Box.”

Sugerir correcção
Comentar