Banco Nacional da Suíça desce taxa de juro em 0,25 pontos percentuais

SNB antecipa-se ao BCE e à Fed no movimento de corte da taxa directora, após nove meses de descida consecutiva da inflação .

Foto
Thomas Jordan, governador do SNB, surpreende mercado com início de corte de juros EPA/MICHAEL BUHOLZER
Ouça este artigo
00:00
02:02

O Banco Nacional da Suíça (SNB, na sigla em inglês) anunciou esta quinta-feira o corte da taxa de juro directora em 0,25 pontos percentuais, para 1,5%, tendo sido, assim, o primeiro grande banco central a reduzir o custo do dinheiro. A decisão é justificada pela queda significativa da inflação.

O Banco Central Europeu (BCE) e a Reserva Federal norte-americana (Fed) já admitiram cortes nas suas taxas directoras em 2024, mas ainda sem indicações precisas acerca do prazo para o fazer.

Em comunicado, o SNB, liderado por Thomas Jordan, refere que “a flexibilização da política monetária foi possível porque a luta contra a inflação nos últimos dois anos e meio foi eficaz”, mas salvaguarda que vai acompanhar de perto a evolução dos preços e que ajustará a sua política monetária “se for necessário”.

Num ano, entre Junho de 2022 e Junho de 2023, a taxa de juro do banco central suíço aumentou de -0,25% para 1,75%. Por seu lado, a taxa de inflação na Suíça foi de 1,2% em Fevereiro, mantendo-se pelo nono mês abaixo dos 2%, o limite máximo definido pelo banco central suíço como “desejável para a estabilidade dos preços”.

O controlo da inflação está a ser mais difícil nos Estados Unidos, onde a Fed decidiu, esta quarta-feira, manter as taxas de juro que estão desde Julho de 2023 entre 5,25% e 5,5%. Contudo, a previsão para a evolução das taxas de juro realizada pelos membros do comité que define a política monetária continua a ser a de que se irão realizar, até ao final deste ano, três cortes de 0,25 pontos percentuais, colocando a taxa de juro de referência no intervalo entre 4,5% e 5,25%. Essa descida poderá começar em Junho.

Na zona euro, as indicações dadas pelo BCE apontam para a realização do primeiro corte de taxas de juro em Junho. A taxa de referência está em 4% desde Setembro do ano passado.

Sugerir correcção
Comentar