PS deverá usar próximo ciclo “para reorganizar militância”

O PS foi o terceiro partido mais votado entre os jovens. Apesar dos esforços da sua juventude partidária, o partido continua a envelhecer e a deixar fugir “o futuro” para a direita.

Foto
Miguel Costa Matos, que fará 30 anos em Maio, é o único deputado jovem eleito pela esquerda Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
06:41

O envelhecimento do PS ― no seu eleitorado e na sua estrutura ― era uma preocupação sentida no partido já antes destas eleições legislativas. Em 2020, a direcção socialista decidiu realizar um levantamento sobre o perfil sociológico da militância e concluiu que mais de metade dos seus militantes (56,75%) têm mais de 50 anos de idade. Além de uma base de militantes envelhecida, no Parlamento, a representatividade dos jovens ficou reduzida a apenas um deputado com menos de 30 anos. Os dados recolhidos nestas eleições mostram ainda que os socialistas não conseguem captar os votos dos eleitores entre os 18 e os 34 anos. Os sinais estão a ser vistos com preocupação dentro do PS, que deverá encarar o próximo ciclo como um momento de se “reorganizar”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários