Deputados sub-30: quem são os deputados mais jovens desta legislatura?

O número de deputados com menos de 30 anos diminuiu face à última legislatura: são agora nove. Fica a saber quem são.

Foto
Os deputados sub-30 desta legislatura DR
Ouça este artigo
00:00
05:10

Há menos deputados com menos de 30 anos no Parlamento — são agora nove, menos três do que na anterior legislatura. Desde 2009, o número de deputados com menos de 30 anos não se desvia da dezena: foram oito nessa legislatura e na seguinte (2011), 12 em 2015, dez em 2019 e 12 em 2022. Mas nestas eleições a representação jovem ficou aquém de anos anteriores. Fica a conhecer os deputados mais jovens que se vão sentar na Assembleia.

Madalena Cordeiro (Chega), 20 anos

O Chega volta a ter a deputada mais jovem da legislatura. Natural de Vila Viçosa, Évora, Madalena Simões Cordeiro foi eleita pelo círculo eleitoral de Lisboa e é estudante de Direito na Universidade Católica. Tal como Rita Matias, faz parte da direcção nacional da Juventude Chega.

Foto
Madalena Cordeiro DR

Eva Brás Pinho (AD), 24 anos

É jurista e advogada estagiária na sociedade de advogados Morais Leitão desde 2022. É licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Lei Transnacional pela mesma instituição. Foi líder da Juventude Social Democrata de Cascais, onde é deputada municipal desde 2021. Já estava nas listas do partido em 2019, mas foi agora eleita pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Foto

Rita Matias (Chega), 25 anos

Foi eleita aos 22 anos pela primeira vez, nas eleições legislativas de 2022 e agora volta ao Parlamento. Rita Matias, conhecida cara por ser presença assídua ao lado de André Ventura, diz-se contra a “ideologia de género”, o “feminismo radical” e a “imigração massiva”, e a favor da castração química e da prisão perpétua para crimes graves.

Foto
Rita Matias Daniel Rocha

A deputada do Chega era, até agora, a única mulher no grupo parlamentar do partido de direita radical populista e uma das mais novas com assento parlamentar, sendo também coordenadora da Juventude do Chega. Estudou Ciência Política no ISCTE e foi eleita por Setúbal.

Patrícia Gilvaz (Iniciativa Liberal), 26 anos

É natural de Matosinhos e licenciada em Direito pela Universidade do Porto. No currículo, conta com a presidência da Associação de Estudantes da faculdade onde estudou e um curto período como deputada da assembleia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo. Patrícia Gilvaz entrou pela primeira vez na Assembleia da República em 2022 e agora repete o feito com a eleição pelo círculo eleitoral do Porto.

Foto
Patrícia Gilvaz DR

Ana Gabriela Cabilhas (AD), 27 anos

A ex-presidente da Federação Académica do Porto vai sentar-se no Parlamento. Ana Gabriela Cabilhas, nutricionista e mestre em Ciências do Consumo, natural de Abergaria-a-Velha, foi eleita pelo círculo eleitoral do Porto. É coordenadora do Conselho Estratégico do PSD para a longevidade e bem-estar.

Foto

Bernardo Blanco (Iniciativa Liberal), 28 anos

Eleito pelo círculo de Lisboa, Bernardo Blanco volta ao Parlamento. Natural de Torres Vedras, tem mestrado em Ciência Política pela Universidade Católica e é actualmente o vice-presidente do partido.

Foto
Bernardo Blanco Nuno Ferreira Santos

Fez parte da Comissão de Inquérito à TAP, onde foi uma espécie de revelação, e no dia 25 de Abril de 2022 subiu pela primeira vez ao púlpito da Assembleia da República. Antes de ser deputado, era assessor de João Cotrim Figueiredo.

Daniel Teixeira, 28 anos

Daniel Teixeira, militante da Juventude Chega, é um dos dois deputados evangélicos que o Chega conseguiu ver eleitos nesta legislatura. Estudante universitário, no Mestrado em gestão na Universidade Católica, é crente na Igreja do Evangelho Quadrangular e foi eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal. É o 3.º deputado com menos de 30 anos que se vai sentar na bancada do Chega.

Foto
DR

Martim Arnaut Syder (AD), 28 anos

É natural de Coimbra, mestre em Finanças e vice-presidente da JSD. Martim Arnaut Syder chega agora ao Parlamento, eleito pela AD no círculo de Coimbra.

Foto
Martim Arnaut Syder DR

Miguel Costa Matos (PS), 29 anos

O Parlamento já não é novidade para si: foi eleito em 2019 e 2022, e agora volta a conseguir assento parlamentar pelo círculo eleitoral de Setúbal. Mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, assumiu funções de conselheiro económico adjunto no gabinete de António Costa entre 2017 e 2019, ano em que foi o deputado eleito mais novo.

Fez também parte da equipa que elaborou o projecto de lei que deu origem à Lei de Bases do Clima, causa com a qual simpatiza, tendo já organizado manifestações pelo clima. É também secretário-geral da Juventude Socialista.

Foto
Miguel Costa Matos Carlos M Almeida

Francisco Sousa Vieira (AD), 30 anos

É médico, vereador do PSD na Câmara Municipal de Marco de Canaveses e presidente do PSD local. Foi o último eleito pelo círculo eleitoral do Porto. Enquanto frequentava o mestrado integrado em Medicina da Universidade do Porto, foi presidente da Associação de Estudantes (AEFMUP) e fez parte da Federação Académica do Porto (FAP). ​com Ana Isabel Ribeiro, Inês Chaíça e Renata Monteiro

Foto

Notícia actualizada para acrescentar o deputado do Chega Daniel Teixeira.​

Sugerir correcção
Ler 14 comentários