CGD alcança lucro histórico: 1291 milhões de euros

Com lucros recorde, o banco público vai entregar dividendos de 525 milhões de euros ao Estado, accionista único da Caixa.

Foto
Paulo Macedo, presidente da CGD Jose Fernandes
Ouça este artigo
00:00
04:02

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) reportou um resultado líquido de 1291 milhões de euros em 2023, valor que representa uma subida de 53% em relação aos lucros de 843 milhões que tinham sido alcançados no ano anterior. O banco público regista, assim, os maiores resultados da sua história e encerra um novo capítulo: com as contas de 2023 fechadas, os lucros anuais acumulados desde 2017, quando a instituição liderada por Paulo Macedo voltou aos resultados positivos, já superam os prejuízos registados durante a última crise financeira.

Os resultados foram anunciados, esta sexta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A justificar os lucros superiores a mil milhões de euros está, sobretudo, o crescimento da margem financeira (indicador que mede a diferença entre os juros cobrados no crédito e os juros pagos nos depósitos), num contexto de subida das taxas de juro.

A margem financeira totalizou 2866 milhões de euros, valor que representa mais do dobro dos 1408 milhões que tinham sido registados em 2022. Este resultado mais do que compensou a quebra de 4,4% das receitas obtidas por via de serviços e comissões, que totalizaram 723 milhões de euros, assim como a queda de 20,6% dos resultados de operações financeiras, que ascenderam a 171,6 milhões de euros.

Por outro lado, a Caixa diminuiu os custos em 15%, para 1020 milhões de euros, uma queda que fica a dever-se, essencialmente, à redução dos custos com pessoal, que sofreram uma quebra de 23% (ou 188 milhões de euros), num ano em que o banco perdeu trabalhadores. Ao todo, a Caixa empregava 6243 pessoas em Portugal no final de 2023, menos 270 pessoas do que no ano anterior. Sem contabilizar os efeitos extraordinários relacionados com o programa de reestruturação de pessoal, os custos com pessoal teriam aumentado em 4%, refere a CGD no relatório de resultados.

O produto global da actividade acabou, assim, por crescer 55% e fixar-se em 3603 milhões de euros no ano passado.

Em sentido contrário ao do resultado operacional, e à semelhança do que aconteceu com a generalidade dos bancos a operar em Portugal, a Caixa teve um desempenho negativo do lado comercial. A carteira de crédito a clientes total recuou em 0,7% e ascendeu a 52.658 milhões de euros em 2023. A justificar esta quebra esteve o crédito à habitação, cuja carteira caiu em 1,7% e totalizou 24.586 milhões. Por outro lado, o crédito a empresas aumentou em 0,7%, totalizando 19.664 milhões de euros, enquanto o crédito ao consumo cresceu 7,5% e totalizou 1102 milhões de euros.

Ainda do lado do crédito, o banco voltou a registar melhorias na qualidade da carteira e reduziu o rácio de NPL (non-performing loans, indicador utilizado para medir o nível de malparado) de 2,43% em 2022 para 1,65% em 2023.

Isto, num ano em que as provisões e imparidades aumentaram em 667,5 milhões de euros, passando de um valor negativo para um total de 649,6 milhões. "Esta evolução tem subjacente a continuidade da postura prudente e preventiva da Caixa na cobertura de eventuais riscos colocados pela actual conjuntura económica", justifica a gestão do banco, acrescentando ainda que a política de provisionamento teve por base o programa de reestruturação de pessoal e a alienação de carteiras de activos.

Já os depósitos de clientes caíram 4% e totalizaram 80.518 milhões de euros no ano passado, uma tendência que também está em linha com o que se verifica no resto do sector, numa altura em que os clientes bancários têm recorrido às poupanças para fazer amortizações antecipadas dos créditos. A Caixa destaca, ainda assim, que se verificou uma tendência de recuperação no segundo semestre do ano, "com um aumento de cerca de 1400 milhões de euros".

Sugerir correcção
Ler 26 comentários