Fernanda Melchor: “Gosto da ideia de chocar a consciência, para que não fiquemos indiferentes”

A violência, as várias possibilidades do mal, o que leva ao crime? A mexicana quer falar do subterrâneo da vida “normal”. A autora de Temporada de Furacões regressa com novo romance, Paradaise.

Foto
Paradaise é o mais recente livro de Fernanda Melchor. Em Fevereiro, venceu o Prémio Casino da Póvoa com Temporada de Furacões Billy & Hells
Ouça este artigo
00:00
21:00

Fala, fala, frases longas, entrecortadas por exemplos, parêntesis, interpelações. Os gestos largos acompanham a cadência, um caudal que ajuda a perceber o estilo que levou para os romances onde expõe uma violência dura, crua, que traz das margens da sociedade e a tornou um nome maior das letras em língua espanhola. Aos 41 anos, a mexicana Fernanda Melchor está traduzida em 27 idiomas com um romance pelo qual, diz, não dava nada. Mas Temporada de Furacões (2023) projectou-a no mundo a partir do seu universo, a cidade de Veracruz, no Golfo do México.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários