De Fernanda Melchor, um livro do diabo: Temporada de Furacões

A estranheza de nos sentirmos possuídos por um romance que explora o sórdido, a violência, a miséria numa linguagem crua onde é possível encontrar o belo.

Foto
A investigação foi jornalística, o resultado foi ficcional, como se narrador e personagem partilhassem a mesma pele: Fernanda Melchor, autora de Temporada de Furacões DR

Todo o bem e todo o mal um dia chegados ao continente americano tiveram a sua primeira paragem em Veracruz. Fernanda Melchor terá deixado esta ideia a propósito da terra onde nasceu em 1982 e que lhe serviu de inspiração para escrever um dos romances mais intensos da actual literatura latino-americana fixando-o no lado mais sombrio da natureza humana. Publicado originalmente em 2017, traduzido para língua inglesa em 2020, Temporada de Furacões seria finalista do International Man Booker no ano em o livro vencedor foi o romance holandês O Desassossego da Noite de Marieke Lucas Rijneveld.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar