Funicular entre a Mouraria e a Graça começa a funcionar e será gratuito de início

Projecto de 2009 só agora abre devido a atrasos motivados por achados arqueológicos. Após período inicial, serão cobradas tarifas “em linha” com as da Carris. Mas é a EMEL a gerir.

Foto
Funicular será operado pela empresa municipal EMEL e será gratuito nesta fase. Depois, terá tarifas iguais às da Carris Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
05:33

Depois de meses de indefinições, e década e meia após a sua construção ter sido anunciada pela Câmara Municipal de Lisboa, o Funicular da Graça, que assegurará uma mais rápida acessibilidade àquele bairro a partir da Mouraria, começa por fim a funcionar. Com capacidade para transportar 14 pessoas em cada viagem e a responsabilidade da operação a ser assegurada pela Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), a infra-estrutura, a inaugurar na manhã desta terça-feira pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas (Novos Tempos), “irá permitir, de forma confortável, fazer a ligação” entre os dois bairros, anuncia a câmara. Custou 5,3 milhões de euros e, numa fase inicial, será de acesso gratuito. Depois, terá uma tarifa “em linha com os valores praticados nos funiculares da Carris” e será gratuito para todos os detentores de passe Navegante, diz a autarquia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários