Akira Toriyama, autor da banda desenhada japonesa Dragon Ball, morre aos 68 anos

Toriyama morreu na passada sexta-feira de um acidente vascular cerebral. Bird Studio, fundado pelo próprio, destaca que o autor “conseguiu manter actividades criativas durante mais de 45 anos”.

Foto
Criador de banda desenhada japonês Akira Toriyama morreu aos 68 anos EPA/JIJI PRESS
Ouça este artigo
00:00
02:16

O criador de banda desenhada japonês Akira Toriyama, autor da série Dragon Ball, morreu aos 68 anos após um acidente vascular cerebral.

“Lamentamos muito informar que o criador de manga [banda desenhada japonesa] Akira Toriyama morreu a 1 de Março”, disse o estúdio Bird Studio, fundado por Toriyama na rede social X (antigo Twitter).

O estúdio lamentou que Toriyama “ainda tivesse vários trabalhos em plena criação com grande entusiasmo. Além disso, tinha muito mais coisas a alcançar”.

O Bird Studio destacou que o autor “conseguiu manter as actividades criativas durante mais de 45 anos”. “Esperamos que o mundo único de criação de Toriyama continue a ser amado por todos durante muito tempo”, acrescentou.

O estúdio explicou que o funeral do autor já decorreu, reservado à família e amigos, e pediu ao público que não envie flores ou outras demonstrações de condolências, de acordo com os desejos de Toriyama.

Nascido em 5 de Abril de 1955 na cidade de Nagoya, no centro do Japão, Toriyama ficou conhecido mundialmente por obras como Dr. Slump e também criou personagens de videojogos como Dragon Quest, Chrono Trigger ou Blue Dragon.

Mas o artista ficou sobretudo ligado à série Dragon Ball, criada em 1984, que narra a vida e as aventuras do prodígio das artes marciais Son Goku desde a infância, vagamente inspirada num romance chinês do século XVI.

A banda desenhada vendeu pelo menos 260 milhões de cópias em todo o mundo, de acordo com o portal especializado Mangazenkan, e teve numerosas adaptações para televisão, cinema e videojogos.

A editora Shueisha, dona da revista especializada Shonen Jump, na qual foram publicadas várias obras de Toriyama, publicou uma mensagem de condolências na qual expressou “grande tristeza”.

A Shueisha disse que as séries de Toriyama "cruzaram fronteiras e foram amadas" em todo o mundo, e o estilo do criador influenciou muitos artistas e criadores de banda desenhada.

Também o ilustrador Eiichiro Oda, autor da série de banda desenhada One Piece e com quem Toriyama tinha trabalhado recentemente na história Cross Epoch, lamentou a morte do artista. “Ensinou-nos que o manga torna muitas coisas possíveis e fez-nos sonhar em poder ir aos seus universos. Foi como ver um herói que ia à frente dos demais”, disse Oda, em comunicado.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários