Um panda vermelho foi encontrado numa mala no aeroporto em Banguecoque — com mais 80 animais

As autoridades tailandesas conseguiram impedir o contrabando de animais, todos de espécies protegidas. Os contrabandistas já foram identificados e podem enfrentar até dez anos na prisão.

Foto
THAI CUSTOMS DEPARTMENT
Ouça este artigo
00:00
01:49

As autoridades tailandesas impediram uma tentativa de contrabando de espécies protegidas no aeroporto de Suvarnabhumi, o principal aeroporto de Banguecoque. Seis viajantes indianos, já identificados e detidos, levavam 87 animais selvagens escondidos nas malas de viagem, divulgaram as autoridades na quarta-feira, 6 de Março.

Segundo o Bangkok Post, as autoridades foram chamadas à atenção depois de identificarem irregularidades nas bagagens de alguns passageiros, num voo em direcção a Bombaim. Foram identificadas oito malas, pertencentes a seis viajantes indianos, que continham vários animais. Todos faziam parte da lista de espécies protegidas.

Os contrabandistas já foram identificados e podem enfrentar uma pena máxima de dez anos de prisão. A Tailândia é um dos pontos de passagem de traficantes de animais selvagens, que os vendem na China e Vietname. Segundo a BBC, este é um mercado que tem crescido, em especial na Índia, e que tem sido vigiado pelas autoridades com especial atenção.

Os animais estão agora ao cuidado do Departamento dos Recursos Naturais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas para depois serem devolvidos à natureza. Dos animais resgatados, foram salvos 29 lagartos de diferentes espécies, 21 cobras e 15 pássaros, incluindo papagaios. Os animais encontravam-se fechados em recipientes de plástico ou escondidos entre roupas. Um deles era um panda vermelho, uma espécie em grave risco de extinção, que foi transportado num cesto de vime.

Os detidos estão acusados de colocar a saúde pública em risco, pela possibilidade de disseminação de zoonoses, doenças infecciosas transmitidas entre pessoas e animais. Para além disso, enfrentam acusações de crimes de contrabando animal e de evasão alfandegária.

Texto editado por Renata Monteiro

Sugerir correcção
Comentar