“Faz mais sentido melhorar o 2.º ciclo do que tentar fundi-lo com um dos outros”

Para o professor universitário Pedro Abrantes, é importante repensar o 2.º ciclo e torná-lo um verdadeiro “ciclo de transição”, de modo a garantir que os alunos não fiquem para trás.

Foto
Invesigador em Educação não concorda com extinção do 2.º ciclo, defendida no relatório Estado da Educação NFS Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
05:51

Esta semana, o relatório Estado da Educação 2022 do Conselho Nacional de Educação (CNE) repescou uma ideia já antiga: a extinção do 2.º ciclo do básico, classificado como “um ciclo entre ciclos”, “um lugar indefinido”, “um enclave”. A concretizar-se, esta reestruturação do sistema educativo implicaria redefinir grupos de recrutamento de professores, assim como reconfigurar o regime de monodocência no 1.º ciclo, o que poderia passar pela criação de “equipas multidisciplinares mais reduzidas”, constituídas por docentes de áreas temáticas, como artes, línguas e humanidade, ciências e tecnologia, saúde e desporto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários