“Boa noite, Odie”. Missão de regresso dos EUA à Lua hibernou uma semana após alunar

Módulo lunar da empresa Intuitive Machines ficou sem bateria e desligou-se. Depois de um pouso turbulento, a NASA garante que recebeu dados de todos os instrumentos científicos a bordo do Odysseus.

Foto
A última imagem divulgada do Odysseus tirada da superfície da Lua e com a Terra ao fundo Intuitive Machines
Ouça este artigo
00:00
05:37

E, ao sétimo dia, descansou. O módulo lunar Odysseus, missão privada da empresa norte-americana Intuitive Machines, entrou esta quinta-feira em hibernação, sem bateria nem condições de trabalho perante a entrada da longa noite lunar (que na verdade são quase 14 dias). A primeira alunagem norte-americana em 50 anos foi bem-sucedida, mas turbulenta. O Odysseus pousou de lado e criou alguns contratempos na transmissão de informação para Terra – mas a missão foi bem-sucedida, embora imperfeita. Agora é hora de desejar bom descanso, como fez a sua dona em comunicado: “Boa noite, Odie. Esperamos voltar a ouvir-te de novo”, escreveu a Intuitive Machines.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar