BCP mais do que quadruplica lucros para 856 milhões em 2023

O banco liderado por Miguel Maya beneficiou da subida das taxas de juro e viu a margem financeira crescer mais de 30% para perto de três mil milhões de euros.

Foto
Miguel Maya, presidente executivo do Millennium Bcp LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO
Ouça este artigo
00:00
05:17

O BCP reportou um resultado líquido de 856 milhões de euros no conjunto do ano de 2023, um valor mais de quatro vezes superior aos lucros de 197,4 milhões que tinham sido registados no ano anterior. À semelhança do que aconteceu com os restantes bancos que já apresentaram as contas relativas ao ano passado, o BCP beneficiou da subida das taxas de juro, que está a tornar o negócio do crédito mais rentável para o sector bancário.

Os resultados foram divulgados, nesta segunda-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). "A evolução do resultado líquido consolidado reflecte o desempenho favorável quer da actividade em Portugal, quer da actividade internacional, permitindo que a rentabilidade dos capitais próprios aumentasse de 3,9% para 16% no último ano", pode ler-se no comunicado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários