Domingos de Andrade nomeado director-geral da TSF

Accionistas nomearam Diogo Queiroz de Andrade, Rui Rodrigues e Vítor Coutinho como administradores. TSF lamenta que funcionários do grupo tenham sido os últimos a saber das novas nomeações.

Foto
Grupo Global Media tem novos administradores Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
05:18

O jornalista Domingos de Andrade foi esta segunda-feira nomeado, pelo conselho de Administração da Global Notícias, director-geral da TSF e director geral editorial do Jornal de Notícias, O Jogo e de outros títulos do grupo, como as revistas JN História, Evasões, Volta ao Mundo, Notícias Magazine e Delas, além da N-TV, segundo se lê num comunicado do conselho de administração.

Domingos de Andrade já ocupou vários cargos dentro do grupo Global Media: foi membro do conselho de administração e director da TSF e do Jornal de Notícias. O jornalista assumiu o cargo de director de informação e programação do Porto Canal em Agosto de 2011. Antes disso foi director-adjunto de informação da Lusa, onde esteve entre 2009 e 2011 e chefe de redacção no Jornal de Notícias.

Também esta segunda-feira, os accionistas da Global Media nomearam Diogo Queiroz de Andrade, Rui Rodrigues e Vítor Coutinho como novos administradores e a comissão executiva vai ser designada “nos próximos dias”, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

Vítor Coutinho foi sacerdote da diocese de Leiria-Fátima e, desde 2006, tem dividido a sua actividade profissional entre a docência universitária e a participação na gestão de empresas e organizações. Este deverá ser o nome indicado para presidir à comissão executiva, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo. É professor auxiliar da Universidade Lusíada desde 2023 e tem um doutoramento com especialidade em bioética feito na Alemanha.

Já Diogo Queiroz de Andrade, ex-director adjunto do PÚBLICO, é jornalista de origem, autor de documentários e livros, bem como investigador e educador e era desde o ano passado director de inovação da Global Media Group (GMG).

Rui Rodrigues é licenciado em Marketing e Publicidade e desde 2016 é sócio-gerente da Vip House, empresa de construção de luxo e promoção imobiliária. Foi director de publicidade na TSF Porto, entre 1990-1992, director comercial da Rádio Comercial, Rádio Cidade, Rádio Nostalgia e Rádio Nacional (1997-1999), passou ainda pela TVI e Media Capital Rádios enquanto director comercial, coordenador e administrador comercial (1999-2001), e pela RTC e RTP (2001-2003).

Também foram nomeados administradores José Pedro Soeiro e Victor Menezes, mantendo-se Marco Galinha, Kevin Ho e Mendes Ferreira.

A proposta de aumento de capital, no montante “de cinco milhões de euros por novas entradas de dinheiro, a realizar pelos accionistas da sociedade, no prazo que vier a ser fixado pela assembleia geral, com respeito pelo seu direito de preferência nos termos legais e consequente alteração dos números 1 e 2 do artigo 4.º dos estatutos da sociedade”, não foi votada, porque decorrem as negociações com o fundo WOF. Na sexta-feira, a Lusa noticiou que a Páginas Civilizadas já chegou a acordo com o World Opportunity Fund (WOF) para encontrar uma solução para a Global Media, que passa pela saída do fundo.

Accionistas falam em plena confiança"

Os accionistas da Global Media depositam no conselho de administração, agora recomposto, plena confiança na missão de proteger e elevar o grupo, marcas e profissionais, afirmam numa comunicação interna a que o PÚBLICO teve acesso.

No comunicado, é confirmado que foi aprovada por unanimidade a nomeação para o actual mandato do conselho de administração e foram nomeados José Pedro Soeiro, Victor Menezes, Vítor Coutinho, Diogo Queiroz de Andrade e Rui Rodrigues, mantendo-se em funções os accionistas Marco Galinha, Kevin Ho e António Mendes Ferreira.

E cessaram, assim, funções os membros do conselho de administração que se encontravam demissionários. A comissão executiva será nomeada atempadamente, adiantam os accionistas na nota, devendo Vítor Coutinho ser o nome indicado para presidir àquele órgão, avança a Lusa.

Noutro comunicado a que o PÚBLICO teve acesso, a comissão de trabalhadores (CT) da TSF lamenta que os funcionários do grupo tenham sido os últimos a saber das novas nomeações, tendo obtido conhecimento destas informações através da comunicação social. Lamentamos que, numa matéria tão importante, os trabalhadores sejam os últimos a saber dos desenvolvimentos que dizem respeito às suas próprias vidas profissionais. A comissão de trabalhadores da TSF espera genuinamente que o actual impasse sobre o futuro da rádio esteja mais perto de um desfecho.

A CT da rádio insta a nova comissão executiva, que será nomeada nos próximos dias, a saldar as dívidas que tem para com os trabalhadores, nomeadamente os subsídios de Natal, as prestações avulsas e o pagamento dos colaboradores que não são do quadro.

Para reerguer a rádio que mudou a rádio, os trabalhadores precisam de estabilidade e de investimento. Os representantes dos trabalhadores lembram que não se concretizou o despedimento colectivo, mas houve várias saídas voluntárias e outras cujos contratos não foram renovados, apesar de serem vitais para o funcionamento da rádio. Caso nada seja feito acerca da renovação de alguns contratos que estão na iminência de terminar, os serviços da rádio ficam ainda mais fragilizados e sem capacidade para assegurar turnos de 24 horas, relembram os trabalhadores.

A CT deseja ainda muito sucesso ao novo conselho de administração e sublinha que a TSF segue viva, mas precisa de cuidados urgentes e inadiáveis”.

Notícia actualizada às 16h30 e às 18h: acrescentadas informações do comunicado dos accionistas da Global Media, da nota da CT da TSF e sobre a nomeação de Domingos de Andrade

Sugerir correcção
Comentar