Um morto e vários feridos em tiroteio perto do desfile do Super Bowl

Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas durante um tiroteio em Kansas City, durante um desfile de celebração da vitória no Super Bowl. Uma delas morreu. Três pessoas foram detidas.

Fotogaleria
O tiroteio terminou com o clima de celebração do Dia de São Valentim e com as celebrações dos Chiefs Reuters/David Rainey
estados-unidos-america,policia,super-bowl,futebol-americano,tiroteio-eua,mundo,
Fotogaleria
O tiroteio terminou com o clima de celebração do Dia de São Valentim e com as celebrações dos Chiefs Reuters/Kirby Lee
estados-unidos-america,policia,super-bowl,futebol-americano,tiroteio-eua,mundo,
Fotogaleria
O tiroteio terminou com o clima de celebração do Dia de São Valentim e com as celebrações dos Chiefs Reuters/Kirby Lee
estados-unidos-america,policia,super-bowl,futebol-americano,tiroteio-eua,mundo,
Fotogaleria
O tiroteio terminou com o clima de celebração do Dia de São Valentim e com as celebrações dos Chiefs Reuters/David Rainey
estados-unidos-america,policia,super-bowl,futebol-americano,tiroteio-eua,mundo,
Fotogaleria
O tiroteio terminou com o clima de celebração do Dia de São Valentim e com as celebrações dos Chiefs Reuters/David Rainey
,Cidade de Kansas
Fotogaleria
O incidente ocorreu num estacionamento próximo à Union Station, estação ferroviária central de Kansas City Reuters/Kirby Lee/USA TODAY Sports
Fotogaleria
Três pessoas armadas foram detidas, segundo a polícia. Um desses suspeitos terá sido detido com a ajuda dos populares Reuters/Kirby Lee
Fotogaleria
Uma pessoa morreu e várias pessoas ficaram feridas durante um tiroteio em Kansas City Reuters/David Rainey/USA TODAY Sports
López Dóriga Digital
Fotogaleria
Foram contabilizadas 21 pessoas feridas (oito são crianças) EPA/DAVE KAUP
,Super Bowl
Fotogaleria
Três pessoas armadas foram detidas, segundo a polícia. Um desses suspeitos terá sido detido com a ajuda dos populares Reuters/David Rainey
SUV
Fotogaleria
Mais de 800 polícias, incluindo agentes federais, estavam no evento Reuters/David Rainey
Ouça este artigo
00:00
05:22

Uma pessoa morreu e várias pessoas ficaram feridas durante um tiroteio em Kansas City, estado norte-americano do Missouri, esta quarta-feira, nas imediações da Union Station, onde decorria o desfile e a celebração da vitória dos Kansas City Chiefs no Super Bowl, avançou a Reuters. Três pessoas armadas foram detidas, segundo a polícia. Um desses suspeitos terá sido detido com a ajuda dos populares.

O número de vítimas tem aumentado. Citando as autoridades, a estação de televisão local KSHB 41 começou por informar que havia pelo menos dez vítimas, incluindo várias crianças, embora não tenha esclarecido se todas sofreram ferimentos de bala ou de outro tipo. Novas declarações da chefe da polícia, Stacey Graves, disse que havia entre dez e 15 feridos — alguns com ferimentos de bala e outros com ferimentos causados pelo pânico gerado após o tiroteio. Neste momento, já foram contabilizadas 21 pessoas feridas (oito são crianças).

Os disparos foram feitos num estacionamento próximo da Union Station, estação ferroviária central de Kansas City. “Estou zangada com o que aconteceu hoje. As pessoas que participaram nesta celebração deveriam esperar um ambiente seguro”, acrescentou Graves, detalhando que havia cerca de 800 agentes de segurança no evento.

“Foram disparados tiros a oeste da Union Station, perto da garagem, e várias pessoas foram atingidas”, afirmou a polícia de Kansas City na rede social X. Levámos duas pessoas armadas sob custódia para mais investigação.

Um vídeo de uma testemunha ocular publicado nas redes sociais mostrava um grande aparato no exterior da estação de comboios, com dezenas de polícias fardados, de armas em punho, a correrem para o edifício, enquanto muitos transeuntes fugiam na direcção oposta. Noutro vídeo, duas pessoas surgem a perseguir e a atacar alguém, segurando-o até à chegada de dois polícias.

Esta é uma tragédia que nunca teríamos esperado em Kansas City, algo de que nos lembraremos durante bastante tempo, sublinhou o presidente da câmara de Kansas City, Quinton Lucas.

Lucas lamentou que as autoridades da cidade não tenham sido capazes de evitar os disparos apesar da presença de mais de 800 polícias, incluindo agentes federais, na segurança do evento. “Desfiles, comícios, escolas, filmes – parece que quase nada é seguro”, disse Quinton, um democrata, aos jornalistas.

O governador do Missouri, Mike Parson, e a sua mulher, estavam no desfile quando ocorreu o tiroteio, mas estão em segurança, garantiu esta autoridade através da rede social X. A Casa Branca informou que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu um relatório sobre o tiroteio, tal como é habitual neste tipo de acontecimentos.

A chefe da polícia disse que estava a decorrer uma investigação sobre o motivo do tiroteio. Os agentes (...) prestaram imediatamente auxílio vital a essas vítimas, disse Graves. Sabemos que uma das vítimas [estava] morta.

A Union Station, um edifício de estilo beaux arts com 109 anos de idade, que em tempos serviu de centro ferroviário dos Estados Unidos da América para o tráfego de passageiros e mercadorias, alberga actualmente um museu e atracções turísticas.

Biden pede a Congresso medidas

O Presidente dos EUA voltou a pedir ao Congresso medidas contra a violência armada, após o tiroteio de quarta-feira no desfile do Super Bowl em Kansas City, estado do Missouri (centro), que causou pelo menos um morto.

Com Jill [Biden], rezamos pelas pessoas mortas e feridas hoje em Kansas City e para que o nosso país encontre a determinação necessária para pôr fim a esta epidemia sem sentido de violência armada que nos está a dilacerar, afirmou Joe Biden, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

Segundo relata a agência Reuters na manhã desta quinta-feira, três pessoas estavam sob custódia policial em Kansas City para serem interrogadas sobre o tiroteio, mas ainda não há pistas sobre o motivo.

A chefe de polícia disse que as autoridades ainda não têm certeza se a celebração da vitória do Super Bowl foi alvo de ataque ou se a violência acabou por se estender ao evento.

A estação de rádio local KKFI identificou a vítima morta como sendo Lisa Lopez, uma das suas DJ e apresentadora de um programa.

Os apoiantes do Chiefs, a equipa de futebol americano que venceu os San Francisco 49ers por 25-22, após prolongamento, no 58.º Super Bowl, em Las Vegas, Nevada, foram instados a saírem do local o mais rápido possível.

O tiroteio terminou com o clima de celebração do Dia de S. Valentim, ao mesmo tempo que os fãs do Chiefs comemoravam o seu terceiro título do Super Bowl em cinco temporadas. Durante a festa dos Chiefs, as atenções estiveram voltadas para a superestrela da música pop, Taylor Swift, e sobre se marcaria presença junto do namorado, Travis Kelce, para o desfile e discursos de vitória.

Sem indícios de presença de Taylor Swift, Kelce esteve acompanhado pela mãe, Donna Kelce — a superestrela das mães da NFL, pois o filho mais velho, Jason Kelce, joga nos Philadelphia Eagles.

No domingo, no Allegiant Stadium, os Chiefs, que perdiam por 10-3 ao intervalo e chegaram ao fim dos 60 minutos empatados a 19, conquistaram o seu quarto título, em seis presenças, repetindo 1970, 2020 e 2023, para se juntarem no quinto lugar do ranking aos Green Bay Packers e New York Giants.

Por seu lado, os San Francisco 49ers, que disputaram pela oitava vez o Super Bowl, mantiveram-se com cinco troféus, o último dos quais conquistado em 1995, perdendo a possibilidade de igualar os seis títulos dos recordistas Pittsburgh Steelers e New England Patriots.

Sugerir correcção
Comentar