Nove pessoas presas em mina na Turquia após deslizamento de terras

Deslizamento de terras no leste da Turquia atingiu mina de ouro. Há pelo menos nove pessoas desaparecidas. Buscas envolvem 400 operacionais. Sindicato diz que a mina necessitava de reabilitação.

Foto
Imagem de arquivo. Já estão a decorrer operações de resgate, com 400 operacionais no terreno a procurar os desaparecidos Reuters/OSMAN ORSAL
Ouça este artigo
00:00
02:05

Pelo menos nove pessoas estão desaparecidas depois de um deslizamento de terras ter atingido a mina de ouro Copler, explorada desde 2009 pela empresa Anagold, no leste da Turquia.

A mina situa-se na província de Erzincan, perto da cidade de Ilic, e o solo pode estar contaminado com produtos utilizados no processo de extracção de ouro, como cianeto. O alerta para o acidente foi dado às 11h30 de Portugal Continental, mais três horas na Turquia. Já estão a decorrer operações de resgate, com 400 operacionais no terreno a procurar os desaparecidos, indica a Reuters.

Hamza Aydogdu, governador de Erzincan, disse que o número de pessoas soterradas ainda não está a ser determinado: "Há pessoas enterradas no subsolo, o número não é claro", disse ele, adiantando ainda que o Governo já anunciou que vai investigar o incidente. Bekir Aksun, o autarca da província, disse que pode haver até 12 trabalhadores soterrados.

A empresa reagiu ao incidente em comunicado: "Esta é uma situação dolorosa. Imediatamente após o incidente, contactámos os nossos funcionários da região, colocámos em acção o nosso plano de emergência e informamos as instituições e organizações públicas relevantes". E acrescentou: "A prioridade mais importante neste difícil processo é a saúde e a segurança dos nossos funcionários e prestadores de serviços".

Suleyman Pampal, um geólogo turco que prestou declarações ao jornal Habertürk, avisou que outra corrida contra o tempo além das buscas pelos trabalhadores: a segurança das águas do rio Eufrates, por causa das substâncias químicas perigosas resultantes da exploração da mina. "Misturar-se com o Eufrates significa o fim de toda a vida. Deve impedir-se urgentemente que [o solo contaminado] chegue ao Eufrates", alertou.

O Sindicato das Ordens de Engenheiros e Arquitectos Turcos já reagiu ao acidente. "O desastre que ocorreu na mina de ouro é um desastre à espera de acontecer", diz o comunicado publicado nas redes sociais, que recorda que a instituição já tinha aberto duas acções judiciais contra a exploração daquela mina: "Dissemos que a mina de ouro deveria ser fechada e as obras de reabilitação deveriam ser iniciadas".

Sugerir correcção
Comentar