João Laia: “A internacionalização dos artistas portugueses é uma dificuldade crónica. Quero trabalhar nisso”

Acabado de chegar à direcção do Departamento de Arte Contemporânea da Câmara do Porto, o curador português avança ao PÚBLICO o figurino da sua programação e as parcerias em que irá apostar.

Foto
João Laia é, desde Janeiro, director artístico do Departamento de Arte Contemporânea do Porto
Ouça este artigo
00:00
13:44

Com um invulgar percurso internacional, da Finlândia à Rússia, João Laia (Lisboa, 1981) assumiu em Janeiro a direcção do Departamento de Arte Contemporânea da Câmara do Porto, que integra equipamentos como a Galeria Municipal e a Fonoteca. O ex-curador-chefe do Kiasma, museu de arte contemporânea de Helsínquia, e co-curador do Pavilhão da Lituânia na próxima Bienal de Arte de Veneza, adianta ao PÚBLICO os planos para o seu mandato de três anos (renovável), que passarão, em boa parte, por tentar vitaminar os diálogos entre os circuitos local, nacional e internacional. Para 2024, contará com um orçamento de 1,8 milhões de euros, incluindo programação, concursos, apoios e despesas estruturais do departamento. ​

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários