Decisão de tribunal que reconhece contrato de estafeta é “simbólica e histórica”

João Leal Amado, professor de Direito na Universidade de Coimbra, diz que é preciso esperar por outras decisões judiciais para perceber o que vai acontecer ao sector das plataformas no futuro.

Foto
Os mais de 800 processos de estafetas que estão nos tribunais resultam de uma acção inspectiva lançada no Verão pela ACT Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
03:26

A decisão do Tribunal de Trabalho de Lisboa que reconheceu o vínculo laboral de um estafeta da Uber Eats tem, para já, apenas valor simbólico. Mas se alguns dos mais de 800 processos que estão neste momento nos tribunais forem decididos no mesmo sentido, as plataformas “terão de ser forçadas a reconhecer que têm contratos de trabalho com os seus estafetas” e, no futuro, poderá ser preciso aperfeiçoar a legislação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários