Portugal pode garantir 3% do hidrogénio necessário na UE até 2030

Presidente da REN diz que Portugal pode contribuir para o objectivo europeu de incorporar 20 milhões de toneladas de hidrogénio limpo nos consumos da indústria e transportes.

Foto
Além da construção das redes de transporte, há muitas questões em aberto relativamente à tecnologia e armazenamento, diz Rodrigo Costa Miguel Manso
Ouça este artigo
00:00
06:43

Um português, um espanhol, dois franceses e um alemão juntam-se num projecto e… vão ter de aguardar até final do ano que a Comissão Europeia o aprove e lhes garanta acesso a financiamento. Em causa está o H2Med, o projecto de 2500 milhões de euros para construir um gasoduto que ligue a Península Ibérica à Alemanha e conduza hidrogénio verde até ao centro industrial da Europa. Do lado português, o H2Med será complementado com a terceira interligação a Espanha, o gasoduto Celorico da Beira-Zamora (CelZa), orçado entre 200 a 300 milhões de euros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários