Progéria, uma doença raríssima que se cruza com Portugal

A progéria é uma síndrome genética rara em que se envelhece muito depressa. Vive-se em média cerca de 14 anos. Uma equipa de cientistas de Coimbra identificou hormona que retarda esta doença sem cura.

Foto
Cláudia Amaral (1998-2021), de Viseu, nasceu com progéria Cortesia da família de Cláudia Amaral
Ouça este artigo
00:00
23:52

Cláudia Amaral é um dos dois casos conhecidos em Portugal de progéria, uma síndrome genética extremamente rara em que se envelhece a uma rapidez incrível. Muito baixa e magra, como todas as pessoas que nascem com progéria, tinha pouca gordura, outra característica desta patologia. Apareceu em programas de televisão e era presença constante nas redes sociais. Falava de sonhos, de como aproveitava todos os momentos e procurava ser inspiradora: “Vivo a minha vida como se a progéria não vivesse dentro de mim”, partilhou no Instagram pouco antes de morrer, aos 23 anos, a 19 de Novembro de 2021. Foi das poucas pessoas com progéria a atingir esta idade. Uma equipa de cientistas portugueses conseguiu demonstrar a existência de uma relação benéfica, e inesperada, entre a progéria e uma hormona capaz de atrasar o avanço desta doença.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários