O futuro da comida em Madrid: transformar o mar em receitas, o advento da IA e a busca pelo sexto sabor

Depois de mais de duas décadas, Madrid Fusión mostra por que é um dos mais relevantes congressos gastronómicos do mundo. O segredo: saber antecipar tendências. Da Inteligência Artificial ao kokumi.

Foto
Em Madrid serviu-se à mesa (e no palco) o futuro da gastronomia (na imagem, o chef Eneko Atxa) dr
Ouça este artigo
00:00
07:43

Uma máquina capaz de transformar água do mar em gelo nos mais delicados preparos, como um fino macarrão cabelo de anjo. Outra que produz esferificações perfeitas — e dos mais diversos tamanhos — a partir de qualquer ingrediente. A Inteligência Artificial (IA) que ajuda um chef 3 estrelas Michelin a criar os seus novos pratos. E a busca em receitas pelo kokumi, aquele que deve ser o nosso sexto sabor depois do umami. Dito assim, pode parecer mais a descrição de uma feira de ciência de Silicon Valley, mas todos estes foram temas discutidos na capital espanhola e levados ao palco na mais recente edição do Madrid Fusión, um dos mais influentes congressos de gastronomia do mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar