O negócio das barragens em que a defesa do interesse público ficou submersa

A controversa venda em 2020 teve oposição da APA e só avançou após a EDP esgrimir argumentos. Na cobrança de impostos, foi mais fácil: a eléctrica ganhou por falta de comparência do Estado.

Foto
A Barragem de Foz Tua foi uma das seis centrais que a EDP vendeu ao consórcio francês liderado pela Engie Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
23:38

No dia 19 de Dezembro de 2019, a EDP fecha um negócio de venda de seis barragens no Douro internacional a um consórcio francês que iria marcar a actualidade até hoje. Não tanto por estar em causa uma das maiores transacções comerciais do século em Portugal, com um valor de 2200 milhões de euros; mais por ter posto a nu o poder de uma empresa com competências e recursos para defender os seus interesses perante um Estado frágil e incapaz de lutar pelo interesse geral do país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 36 comentários