Governo dos EUA aprova venda de 40 caças F-16 à Turquia

Departamento de Estado notificou formalmente o Congresso da decisão. EUA também vão vender aviões F-35 à Grécia.

Foto
EUA vão vender 40 caças F-16 à Turquia EPA/JAN LANGHAUG
Ouça este artigo
00:00
01:20

O Governo norte-americano deu luz verde à venda de 40 caças F-16 à Turquia, alguns dias depois da ratificação por Ancara da adesão da Suécia à NATO.

O Departamento de Estado notificou formalmente o Congresso da decisão, tal como exige a lei norte-americana, bem como da venda de aviões F-35 à Grécia, na sexta-feira.

"A venda vai apoiar os objectivos da política externa e de segurança dos Estados Unidos ao melhorar as capacidades aéreas de um aliado da NATO (...) não vai alterar o equilíbrio básico na região", de acordo com um comunicado do Departamento de Estado.

Aprovada depois de meses de negociações, a venda dos 40 caças-bombardeiros e diferentes equipamentos relacionados com a utilização dos aparelhos tem um custo estimado de 23 mil milhões de dólares (cerca de 21 mil milhões de euros).

Já a Grécia vai adquirir 40 F-35 por um montante de oito mil milhões de dólares (cerca de 7,4 mil milhões de dólares), indicou a administração do Presidente Joe Biden.

O Parlamento turco aprovou, na terça-feira, a adesão de Estocolmo à NATO, pondo fim a 20 meses de negociações.

Em Maio de 2022, a Suécia anunciou, na sequência da invasão russa da Ucrânia em Fevereiro, a candidatura à NATO, ao mesmo tempo que a Finlândia, que em Abril se tornou no 31.º país-membro da Aliança Atlântica.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários