Tusk promete ajuda polaca “para aumentar as possibilidades de vitória” da Ucrânia

Novo primeiro-ministro polaco anuncia, em Kiev, mais um pacote de ajuda militar ao vizinho, enquanto tenta virar a página do relacionamento difícil entre Zelensky e o Governo do PiS.

Foto
Donald Tusk, primeiro-ministro da Polónia, e Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia EPA/SERGEY DOLZHENKO
Ouça este artigo
00:00
02:04

O novo primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, foi recebido esta segunda-feira em Kiev pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e garantiu-lhe que o seu Governo fará “tudo o que estiver ao seu alcance” para ajudar a Ucrânia a vencer a guerra.

Na primeira visita ao território invadido pela Rússia desde que chegou à chefia do executivo polaco, em meados de Dezembro, o antigo presidente do Conselho Europeu prometeu um novo pacote de ajuda militar, discutiu a possibilidade de produção conjunta de armamento entre os países vizinhos e mostrou-se confiante de que será possível encontrar uma solução para o boicote das transportadoras e dos agricultores polacos aos bens agrícolas ucranianos.

Tusk e Zelensky tentam dar um novo fôlego à relação entre dois países e ultrapassar as tensões recentes.

Sob a liderança do anterior primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, do partido ultraconservador e eurocéptico Lei e Justiça (PiS), o Governo polaco anunciou a suspensão do envio de armas para a Ucrânia e apoiou os protestos dos agricultores nacionais ao mecanismo europeu de importação de cereais ucranianos – a Polónia foi um dos Estados-membros da UE a impor, de forma unilateral, uma proibição aos “corredores de solidariedade” para o transporte da produção agrícola ucraniana através da União Europeia.

“Temos de apoiar a Ucrânia com todos os meios disponíveis na sua batalha contra a Rússia, porque nela está também em jogo a segurança da nação e do Estado polacos”, afirmou Tusk, citado pela agência noticiosa polaca PAP, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente ucraniano.

“A Polónia continuará a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para aumentar as possibilidades de vitória da Ucrânia nesta guerra. Fazemo-lo por razões morais, mas também tendo em conta o nosso próprio interesse, pela segurança da nação polaca”, insistiu.

O primeiro-ministro polaco prometeu ajudar o Governo ucraniano a preparar a sua adesão à UE e defendeu que “não há Polónia nem Europa em segurança” sem uma “Ucrânia independente”.

Numa mensagem publicada no X (antigo Twitter), Zelensky agradeceu o “apoio inabalável da Polónia” e o “novo pacote de ajuda militar” à Ucrânia, assim como a disponibilidade de Tusk para cooperar com Kiev para a aquisição de armamento, através de um empréstimo.

Sugerir correcção
Ler 22 comentários